© loredano
 
 
 
 
 
 

 

 

 

  

 

 

(Publicado originalmente em A Época, 1875)

 

 

Acabava o bacharel Duarte de compor o mais teso, correto e imperturbável laço de gravata, que apareceu naquele ano de 1850, quando o criado lhe anunciou a visita do major Lopo Alves. O bacharel estremeceu, e tinha duas razôes para isso. A primeira era ser o major em qualquer ocasião um dos mais enfadonhos sujeitos do tempo. A segunda é que o bacharel preparava-se justamente para ir ver, em uma soirée, os mais finos cabelos louros e os mais pensativos olhos azuis, que este nosso clima, tão avaro deles, produzira. Datava de uma semana aquele namoro. Seu coração, deixando-se prender entre duas valsas, confiou aos olhos, que eram castanhos, uma declaração em regra, que eles pontualmente transmitiram à moça dez minutos antes da ceia, recebendo favorável resposta logo depois do chocolate. Três dias depois, estava a caminho a primeira carta, e pelo jeito que levavam as coisas não era de admirar que antes do fim do ano estivessem ambos no caminho da igreja.

 

Nestas circunstâncias, a chegada de Lopo Alves era uma verdadeira calamidade. Antigo amigo da família, companheiro de seu finado pai nas campanhas do Rio da Prata, tinha jus o major a todos os seus respeitos. Impossível despedi-lo ou tratá-lo com frieza. Havia felizmente uma circunstância atenuante; o major era aparentado com Cecília, a moça dos olhos azuis, em cso de necessidade, era um voto seguro.

 

Duarte enfiou um chambre e dirigiu-se para a sala, onde Lopo Alves, com um rolo debaixo do braço e os olhos fitos no ar, parecia totalmente alheio à. chegada do bacharel.

 

— Que bom vento o trouxe a Catumbi a semelhante hora? perguntou Duarte, dando à. voz uma expressão de prazer, aconselhada não menos pelo interesse que pelo bom-tom.

 

— Não sei se o vento que me trouxe é bom ou mau, respondeu o major, sorrindo por baixo do espesso bigode grisalho; sei que foi um vento rijo. Vai sair?

 

— Vou ao Rio Comprido.

 

— Já sei; vai à soirée da viúva Meneses. Minha mulher e as pequenas já lá devem estar: eu irei mais tarde, se puder. Creio que é cedo, não?

 

Lopo Alves tirou o relógio e viu que eram nove horas e meia. Passou a mão pelo bigode, levantou-se, deu alguns passos na sala, tornou a sentar-se e disse:

 

— Dou-lhe uma notícia, que certamente não espera. Saiba que fiz... fiz um drama.

 

— Um drama! exclamou o bacharel.

 

— Que quer? Desde criança padeci destes achaques literários. O serviço militar não foi remédio que me curasse, foi paliativo. A doença regressou com a força dos primeiros tempos. Já agora não há  remédio senão deixá-la, e ir simplesmente ajudando a natureza.

 

Duarte recordou-se de que efetivamente o major falava noutro tempo de alguns discursos inaugurais, duas ou três nênias e boa soma de artigos que escrevera acerca das campanhas relatadas em Tito Livio.

 

Havia, porém, muitos anos que Lopo Alves deixara em paz os generais romanos e os defunto : nada fazia supor que a moléstia volvesse, sobretudo caracterizada por um drama. Esta última circunstância explicá-la-ia o bacharel, se soubesse que Lopo Alves, algumas semanas antes, assistira à representação de uma peça do gênero ultra-romântico, obra que lhe agradou muito e lhe sugeriu a idéia de afrontar as luzes da rampa.

 

Não entrou o major nestas minuciosidades necessárias, e o bacharel ficou sem conhecer o motivo da explosão dramática do militar. Nem o soube, nem curou disso. Encareceu muito as faculdades mentais do major, manifestou calorosamente a ambição que nutria de o ver sair triunfante naquela estréia, prometeu que o recomendaria a alguns amigos que tinha no Correio Mercantil, e só estacou e empalideceu quando viu o major, trêmulo de bem-aventurança, abrir o rolo que trazia consigo.

 

— Agradeço-lhe as suas boas intenções, disse Lopo Alves, e aceito o obséquio que me promete; antes dele, porém, desejo outro. Sei que é inteligente e lido; há de me dizer francamente o que pensa deste trabalhinho. Não lhe peço elogios, exijo franqueza e franqueza rude. Se achar que não é bom, diga-o sem rebuço.

 

Duarte procurou desviar aquele cálice de amargura; mas era difícil pedi-lo, e impossível alcançá-lo. Consultou melancolicamente o relógio, que marcava nove horas e cinquenta e cinco minutos, enquanto o major folheava paternalmente as cento e oitenta folhas do manuscrito.

 

— Isto vai depressa, disse Lopo Alves; eu sei o que são rapazes e o que são bailes. Descanse que ainda hoje dançará duas ou três valsas com ela, se a tem, ou com elas. Não acha melhor irmos para  o seu gabinete?

 

Era indiferente, para o bacharel, o lugar do suplício; acedeu ao desejo do hóspede: este, com a liberdade que lhe davam as relações, disse ao criado que não deixasse entrar ninguém.

 

O algoz não queria testemunhas. A porta do gabinete fechou-se; Lopo Alves tomou lugar ao pé da mesa, tendo em frente o bacharel, que mergulhou o corpo e o desespero numa vasta poltrona de marroquim, resoluto a não dizer palavra para ir mais depressa ao termo.

 

O drama dividia-se em sete quadros. Esta indicação produziu um calafrio no ouvinte. Nada havia de novo naquelas cento e oitenta páginas, senão a letra do autor. O mais eram os lances, os caraceres, as ficelles e até o estilo dos mais acabados tipos do romantismo desgrenhado. Lopo Alves cuidava pôr por obra uma invenção, quando não fazia mais do que alinhavar as suas reminiscências. Noutra ocasião, a leitura seria um bom passatempo.

 

Havia logo no primeiro quadro, espécie de prólogo, uma criança roubada à família, um envenenamento, dois embuçados, a ponta de um punhal e quantidade de adjetivos não menos afiados que o punhal. No segundo quadro dava-se conta da morte de um dos embuçados, que devia ressuscitar no terceiro, para ser preso no quinto, e matar o tirano no sétimo.

 

Além da morte aparente do embuçado, havia no segundo quadro o rapto da menina, já então moça de dezessete anos, um monólogo que parecia durar igual prazo, e o roubo de um testamento.

 

Eram quase onze horas quando acabou a leitura deste segundo quadro. Duarte mal podia conter a cólera; era já impossível ir ao Rio Comprido. Não é fora de propósito conjecturar que, se o major expirasse naquele momento, Duarte agradeceria a morte como um beneficio da Providência. Os sentimentos do bacharel não faziam crer tamanha ferocidade; mas a leitura de um mau livro e capaz de produzir fenômenos ainda mais espantosos. Acresce que, enquanto aos olhos carnais do bacharel aparecia em toda a sua espessura a grenha de Lopo Alves, fulgiam-lhe aos olhos do espírito os fios de aura que ornavam a formosa cabeça de Cecilia; ele a via com os seus olhos azuis, sua tez branca e rosada, seu gesto delicado e gracioso, a dominar todas as demais damas que lá deviam estar no salão da viúva Meneses. Via aquilo, e ouvia mentalmente a música, a palestra, o soar dos passos, e o ruge-ruge das sedas; enquanto a voz rouquenha e sensaborona de Lopo Alves ia desfiando os quadros e os diálogos, com a impassibilidade de sua grande convicção.

 

O tempo ia passando, e o ouvinte já não sabia a conta dos quadros. Meia-noite soara desde muito; o baile estava perdido. De repente, viu Duarte que o major, que parecia ler atentamente o manuscrito, ergueu-se, empertigou-se, cravou nele uns olhos odientos e maus, e saiu arrebatadamente do gabinete. Duarte quis chamá-lo, mas o pasmo tolhera-lhe a voz e os movimentos. Quando pode dominar-se, ouviu o bater do tacão rijo e colérico do dramaturgo na pedra da calçada. Foi a janela; nada viu nem ouviu; autor e drama tinham desaparecido.

 

— Por que não fez ele isso há mais tempo? disse o rapaz suspirando.

 

O suspiro mal teve tempo de abrir as asas e sair pela janela fora, em demanda do Rio Comprido, quando o criado do bacharel veio anunciar-lhe a visita de um homem baixo e gordo.

 

— A esta hora! exclamou Duarte.

 

— A esta hora, repetiu o homem baixo e gordo, entrando na sala. A esta ou a qualquer hora, pode a polícia entrar na casa do cidadão, uma vez que se trata de um delito grave.

 

— Um delito!

 

— Creio que me conhece...

 

— Não tenho essa honra.

 

— Sou empregado na polícia.

 

— Mas que tenho eu com V. E.? de que delito se trata ?

 

— Pouca coisa: um furto. O senhor é acusado de haver subtraído uma chinela turca. Aparentemente não vale nada ou vale pouco a tal chinela. Mas há chinela e chinela. Tudo depende das circunstâncias.

 

O homem disse isto com um riso sarcástico, e cravando no bacharel um olhar inquisitorial. Duarte não sabia sequer da existência do objeto roubado. Concluiu que havia equívoco de nome, e não se zangou com a injuria irrogada à sua pessoa, e de algum modo à sua classe, atribuindo-se-lhe a ratonice. Isto mesmo disse ao empregado da polícia, acrescentando que não era motivo, em todo caso, para incomodá-lo a semelhante hora.

 

— Há de perdoar-me, disse o representante da autoridade. A chinela de que se trata vale algumas dezenas de contos de réis; é ornada de finíssimos diamantes, que a tornam singularmente preciosa. Não é turca só pela forma, mas também pela origem. A dona, que é uma das nossas patrícias mais viajeiras, esteve, há cerca de três anos, no Egito, onde a comprou a um judeu. A história, que este aluno de Moisés referiu acerca daquele produto da indústria muçulmana, é verdadeiramente miraculosa, e, no meu sentir, perfeitamente mentirosa. Mas não vem ao caso dizê-la. O que importa saber é que ela foi roubada e que a polícia tem denúncia contra o senhor.

 

Neste ponto do discurso, chegara-se o homem à janela; Duarte suspeitou que fosse um doido ou um ladrão. Não teve tempo de examinar a suspeita, porque dentro de alguns segundos, viu entrar cinco homens armados, que lhe lançaram as mãos e o levaram, escada abaixo, sem embargo dos gritos que soltava e dos movimentos desesperados que fazia. Na rua havia um carro, onde o meteram a força. Já lá não estava o homem baixo e gordo, e mais um sujeito alto e magro, que o receberam e fizeram sentar no fundo do carro. Ouviu-se estalar o chicote do cocheiro e o carro partiu à desfilada.

 

— Ah! ah! disse o homem gordo. Com que então V. E. pensava que podia impunemente furtar chinelas turcas, namorar moças louras, casar talvez com elas... e rir ainda por cima do gênero humano?

 

Ouvindo aquela alusão à dama dos seus pensamentos, o moço estremeceu e sentiu um calafrio. Tratava-se, ao que parecia, de algum desforço de rival suplantado. Ou a alusão seria casual e estranha a aventura? Duarte perdeu-se num cipoal de conjeturas, enquanto o carro ia sempre andando a todo o galope. No fim de algum tempo, Duarte arriscou uma observação:

 

— Quaisquer que sejam os meus crimes, suponho que a polícia...

 

— Nós não somos polícia, interrompeu friamente o homem magro.

 

— Ah!

 

— Este cavalheiro e eu fazemos um par. Ele, o senhor, e eu faremos um terno. Ora, terno não é melhor que par; não é, não pode ser. Um casal é o  ideal. Provavelmente não me entendeu?

 

— Não, senhor.

 

— Há de entender logo mais.

 

Duarte resignou-se ao adiamento, envolveu-se no silêncio e no chambre, e deixou correr o carro e a aventura. Obra de cinco minutos depois estacavam os cavalos.

 

— Chegamos, disse o homem gordo.

 

Dizendo isto tirou um lenço da algibeira e ofereceu-o ao bacharel para que tapasse os olhos. Duarte recusou, mas o homem magro observou-lhe que era mais prudente obedecer que resistir. Não resistiu o bacharel; atou o lenço e apeou-se. Ouviu daí a pouco ranger uma porta; duas pessoas, — provavelmente as mesmas que o acompanharam no carro, — seguraram-lhe nas mãos e o conduziram por uma infinidade de corredores e escadas. Andando, ouvia o bacharel algumas vozes desconhecidas, que proferiam baixinho palavras soltas e frases truncadas. Afinal pararam; disseram-lhe que se sentasse e destapasse os olhos. Duarte obedeceu; mas ao desvendar-se, não viu ninguém mais.

 

Era uma sala vasta, assaz iluminada, trastejada com elegância e opulência. Era talvez sobreposse a variedade dos adornos; contudo, a pessoa que os escolhera devia ter gosto apurado. Os bronzes, charões, tapetes, espelhos, — a cópia infinita de objetos que enchiam a sala era tudo da melhor fábrica. A vista daquilo restituiu a serenidade de ânimo ao bacharel; não era provável que ali morassem ladrões.

 

Reclinou-se o moço indolentemente na otomana... Na otomana! esta circunstância trouxe à memória do rapaz o principio da aventura e o roubo da chinela. Alguns minutos de reflexão bastaram para ver que a tal chinela era já agora mais que problemática. Cavando mais fundo no terreno das conjecturas, pareceu-lhe achar uma explicação nova e definitiva. A chinela vinha a ser pura metáfora; tratava-se do coração de Cecilia, que ele roubara, delito de que o queria punir o já imaginado rival. A isto deviam ligar-se naturalmente as palavras misteriosas do homem magro: o par é melhor que o terno; um casal é o  ideal.

 

— Há de ser isso, concluiu Duarte; mas quem será esse pretendente derrotado?

 

Neste momento abriu-se uma porta do fundo da sala e apareceu, ou melhor, negrejou a batina de um padre alvo e calvo. Duarte levantou-se como por efeito de uma mola. O padre atravessou lentamente a sala, ao passar por ele deitou-lhe a benção, e foi sair por outra porta rasgada na parede fronteira. O bacharel ficou sem movimento, a olhar para a porta, a olhar sem ver, estúpido de todos os sentidos.

 

O inesperado daquela aparição baralhou totalmente as idéias do bacharel, a respeito da aventura, de que estava sendo protagonista. Não teve tempo, entretanto, de cogitar alguma nova explicação, porque a primeira porta foi de novo aberta e entrou por ela outra figura, desta vez o homem magro, que foi direito a ele e o convidou a segui-lo. Duarte não opôs resistência. Saíram por uma terceira porta, e, atravessados alguns corredores mais ou menos alumiados, foram dar à outra sala, que só o era por velas postas em castiçais de prata. Os castiçais estavam sabre uma mesa larga. Na cabeceira desta havia um homem velho que representava ter cinquenta e dois anos; era uma figura atlética, farta, de cabelos na cabeça e na cara.

 

— Conhece-me? perguntou o velho, logo que Duarte entrou na sala.

 

— Não, senhor.

 

— Nem é preciso. O que vamos fazer exclui absolutamente a necessidade de qualquer apresentação. Saberá em primeiro lugar que o roubo da chinela foi um simples pretexto...

 

— Oh! de certo! interrompeu Duarte.

 

— Um simples pretexto, continuou o velho, para trazê-lo a esta nossa casa. A chinela não foi roubada; nunca saiu das mãos da dona. João Rufino, vá buscar a chinela. 

 

O homem magro saiu, e o velho declarou ao bacharel que a famosa chinela não tinha nenhum diamante, nem fora comprada a nenhum judeu do Egito; era, porém, turca, segundo se lhe disse, e um milagre de pequenez. Duarte ouviu as explicações, e reunindo todas as forças perguntou resolutamente:

 

— Mas, senhor, não me dirá de uma vez o que querem de mim e o que estou fazendo nesta casa?

 

— Vai sabê-lo, respondeu tranquilamente o velho.

 

A porta abriu-se e apareceu o homem magro com a chinela na mão. Duarte, convidado a aproximar-se da luz, teve ocasião de verificar que a pequenez era realmente miraculosa. A chinela era de marroquim finíssimo; no assento do pé, estufado e forrado de seda cor azul, havia duas letras bordadas a ouro.

 

— Chinela de criança, não lhe parece? disse  o velho.

 

— Suponho que sim.

 

— Pois supõe mal; é chinela de moça.

 

— Será; nada tenho com isso.

 

— Perdão! tem muito, porque vai casar com ela.

 

— Casar! exclamou Duarte.

 

— Nada menos. João Rufino, vá buscar a dona da chinela.

 

Saiu o homem magro, e voltou logo depois. Assomando a porta, levantou o reposteiro e deu entrada a uma mulher que caminhou para o centro da sala. Não era mulher, era uma sílfide, uma visão de poeta, uma criatura divina. Era loura; tinha os olhos azuis, não pensativos como os de Cecilia, mas extáticos, uns olhos que buscavam o céu ou pareciam viver dele. Os cabelos, desleixadamente penteados, faziam-lhe em volta da cabeça, um como resplendor de santa; santa somente, não mártir, porque o sorriso, que lhe desabrochava os lábios, era um sorriso de bem-aventurança, como raras vezes há de ter tido a terra. Um vestido branco, de finíssima cambraia, envolvia-lhe castamente o corpo, cujas  formas aliás desenhava, pouco para os olhos, mas muito para a imaginação.

 

Um rapaz, como o bacharel, não perde o sentimento da elegância, ainda em lances como aquele. Duarte, ao ver a moça, compôs o melhor que pôde o chambre, apalpou a gravata e fez uma cerimoniosa cortesia, a que a moç;a correspondeu com tamanha gentileza e graça, que a aventura começou a parecer muito menos aterradora.

 

— Meu caro doutor, esta é a noiva.

 

A moça abaixou os olhos; Duarte respondeu que não tinha vontade de casar.

 

— Três coisas vai o senhor fazer agora mesmo, continuou impassivelmente o velho; primeira, casar; segunda, fazer testamento; terceira, engolir certa droga do Levante...

 

— Veneno! interrompeu Duarte.

 

— Vulgarmente é esse o nome; eu dou-lhe outro: passaporte do céu.

 

Duarte estava pálido e frio. Quis falar, não pôde; um gemido, sequer, não lhe saiu do peito. Rolaria no chão, se não houvesse ali perto uma cadeira em que se deixou cair.

 

— O senhor, continuou o velho, tem uma fortunazinha de cento e cinquenta contos. Esta pérola será a sua herdeira universal. João Rufino, vá buscar o padre.

 

O padre entrou, o mesmo padre calvo que abençoara o bacharel pouco antes; entrou e foi direito ao moço, engrolando sonolentamente um trecho de Nehemias ou qualquer outro profeta menor ; travou-lhe da mão e disse:

 

— Levante-se!

 

— Não! não quero! não me casarei!

 

— E isto? disse da mesa o velho apontando-lhe uma pistola.

 

— Mas então é um  assassinato?

 

— É; a diferença está no gênero de morte: ou violenta com isto, ou suave com a droga. Escolha!

 

Duarte suava e tremia. Quis levantar-se e não pôde. Os joelhos batiam um contra o outro. O padre chegou-se-lhe ao ouvido, e disse baixinho:

 

— Quer fugir?

 

- Oh! sim! exclamou Duarte, não com os lábios, que podia ser ouvido, mas com os olhos em que pôs toda a vida que lhe restava.

 

— Vê aquela janela? Está aberta: em baixo fica um jardim. Atire-se dali sem medo.

 

— Oh! padre! disse baixinho o bacharel.

 

— Não sou padre, sou tenente do Exército. Não diga nada.

 

A janela estava apenas cerrada: via-se pela fresta uma nesga do céu, já meio claro; Duarte não hesitou, reuniu todas as forças, deu um pulo do lugar onde estava e atirou-se a Deus misericórdia por ali abaixo. Não era grande altura, a queda foi pequena; ergueu-se o moço rapidamente, mas o homem gordo que estava no jardim tomou-lhe o passo.

 

— Que é isso? perguntou ele, rindo.

 

Duarte não respondeu, fechou os punhos, bateu com eles violentamente nos ombros do homem e deitou a correr pelo jardim fora. O homem não caiu; sentiu apenas o abalo do golpe; mas, passada a impressão, seguiu no encalço do fugitivo. Começou então uma carreira vertiginosa. Duarte ia saltando cercas e muros, calcando canteiros, esbarrando nas árvores que uma ou outra vez se lhe erguiam na frente. Escorria-lhe o suor em bica, alteava-se-lhe o peito, as forças iam a perder-se a pouco e pouco; tinha uma das mãos ferida, a camisa salpicada do orvalho das folhas. Duas vezes esteve a ponto de ser apanhado; o chambre pegara-se-lhe em uma cerca de espinhos. Enfim, cansado, ferido, ofegante, caiu nos degraus de pedra de uma casa, que havia no meio do último jardim que atravessara. Olhou para trás; não viu ninguém; o perseguidor não o acompanhara até ali. Podia vir, entretanto; Duarte ergueu-se a custo, subiu os quatro degraus que lhe faltavam, e entrou na casa, cuja porta, aberta, dava para uma sala pequena e baixa.

 

Um homem que ali estava, lendo o Jornal do Comercio, pareceu não o ter visto entrar. Duarte caiu numa cadeira. Fitou os olhos no homem. Era o major Lopo Alves. O major, empunhando o Jornal, cujas formas iam-se tornando extremamente  exíguas, exclamou repentinamente:

 

— Anjo do céu, estás vingado! Fim do último quadro.

 

Duarte olhou para ele, para a mesa, para as paredes, esfregou os olhos, respirou à larga.

 

— Então! Que tal lhe parece o drama?

 

— Ah! Excelente ! respondeu o bacharel, levantando-se.

 

— Paixões fortes, não? Fortíssimas. Que horas são?

 

— Duas.

 

Livre do pesadelo, Duarte despediu-se do major jurando a si próprio nunca mais assistir à leitura de melodramas, sejam ou não obras de major. É a moralidade do conto.

 

Manasses

 

 

FIM

 

 

1(Reescrito  e republicado, com o mesmo título, na coletânea Papéis Avulsos, 1882.)
 
2Um dos inúmeros pseudônimos utilizados por Machado em contos: aparece como assinatura também em "O sainete" (vide in Contos de Machado de Assis: Relicários e Raisonnés, p. 200-206).
 
 
 
novembro, 2008