Notas

 

 

1
Carruagem pequena, com duas rodas altas e capota móvel, puxada por um só cavalo.

 

2
Expressão popular, que teve sua origem no séc. XIX, até hoje muito usada, que significa "perder a compostura,  o controle, o comedimento".

 

3
Bairro situado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, numa espécie de entroncamento urbano dos vizinhos Tijuca, Engenho  Novo, Grajaú: originariamente dividido entre o Andaraí Grande — área mais residencial — e o Andaraí Pequeno — onde se instalaram fábricas e oficinas, teve também por um tempo as denominações de Fábrica e depois Trapicheiros; na época de Machado era ocupado por chácaras de nobres e pessoas bem situadas economica e socialmente.

 

4
Algo como "entre a cruz e a espada".

 

5
Machado  cultuava Tiradentes, "o grande mártir", "um homem do povo que sofrera por sua visão de um Brasil  independente",  dele fazendo tema em várias crônicas (inclusive, naquela que marcou o início da importante série "A Semana", publicadas na Gazeta de Notícias, de 1892 a 1900, reportando-se em tom vibrante, pungente e patriótico ,ao centenário de morte do alferes: "(...) a prisão do heróico alferes é das que devem ser comemoradas por todos os filhos deste país, se há nele patriotismo (...)": o respeito de Machado por Tiradentes vinha de 1860, remonta à sua postura política de então, como um liberal convicto e militante; Machado investiu Tiradentes com algo semelhante "a aura cristã do martírio e sacrifício". Convém notar, porém, que Tiradentes tornou-se um símbolo republicano, dele "apropriou-se" o novo regime, inclusive, fazendo do dia 21 de abril  feriado nacional, como ícone anti-monarquista. Um dos maiores conflitos políticos em torno da figura de Tiradentes ocorreu  por causa da estátua de D. Pedro I, inaugurada em 1862 no Largo do Rocio: no lugar onde fora enforcado Tiradentes, o governo erguia uma estátua ao neto da rainha que o condenara à morte infame; Teófilo Otoni, o liberal mineiro líder da revolta de 1842, chamou a estátua de "mentira de bronze", e Machado participou intensamente dos protestos.

  

6
Referência a Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), poeta natural da cidade portuguesa do Porto, mas que viveu em Minas Gerais, um dos inconfidentes de 1789, considerado o mais proeminente dos poetas árcades — de nome arcádico Dirceu  — autor, entre outras obras, do célebre poema "Marília de Dirceu".

 

7
Navio a vapor, veloz e luxuoso, usado para transporte rápido de passageiros, correspondências e documentos.

 

8
Bolso costurado à parte interna da roupa, que serve para guardar alguma coisa, geralmente, dinheiro.

 

:: fechar janela ::