O Olhar da Mulher Amada

 

A mulher amada me olha assim:

Firme.

Com vários pensamentos detrás dos olhos dela.

Olhos com marcas negras,

Como se uma dor morasse ali.

Olhos que dormem pouco.

Tresnoitados e brilhantes.

Olhando pra dentro de mim, trespassado.

E me reflito no espectro das íris dela.

E me vejo de outra forma:

Duplicado e minúsculo.

Pra sempre encarcerado,

Quando ela fecha os olhos, enquanto me beija.

 

 

 

 

 

 

O Remédio

 

Procuro aplacar minhas dores de todas as formas:

 

Dor de uma falta antiga, com filmes que já vi,

Mas que ainda me excitam.

 

Dor de ser inábil, com o fumo de cigarros proibidos.

 

Dor de incapacidade, com a aspiração de poeira cósmica.

 

Dores da minha emoção, que curo como posso:

 

Sozinho, inábil, faltoso, incapaz e sem emoção.

 

Mas, nas dores banais,

Um analgésico comum é suficiente.

 

 

 

 

 

Espera

 

A luz permeia os cantos do quarto, coada pelas frestas da janela.

Luz lunar.

Reflexo que seduz as sombras da noite e cria paisagens no escuro.

 

O ar cinza recorta os objetos em imagens difusas, reconhecíveis apenas pela sugestão.

 

Fecho os olhos e um novo escuro, mais denso, projeta sonhos

Que são o avesso da visão, o reverso da vida.

 

Uma química especial destila no sangue uma paz profunda

 

E inexisto diluído no sono...

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Reflexão V (o dicionário)

 

O Poeta, todo mundo sabe, precisa de vocabulário

Para expressar de forma acurada suas idéias

Por isso lê enciclopédia, bula de remédio e dicionário

E vai animando os inanimados em prosopopéias.

 

Explicita palavras que a média não usa

Em sílabas contadas, rimadas ou não

Trilhões de vezes das hipérboles abusa

Mas prega procura por parar com a aliteração.

 

Nos textos, figuras caras como a elipse

Vai escrevendo os escritos nos pleonasmos

Rei das palavras, busca o gênero na silepse.

 

Busca pela síntese da antítese na anáfora

Busca assonância, busca consonância

E faz de tudo uma grande metáfora.

 

 

 

 

 

Reflexão VII (o bar do João)

 

O poeta, todo mundo sabe, é o usuário

Do banquinho da ponta do balcão

Todos os dias, no mesmo horário,

18 e 45 no bar do João.

 

É lá que bebe cerveja depois do trabalho

Ao lado de vagabundo e trabalhador

Pedreiro, traficante e quebra-galho.

E "Gibi" que é profissional tatuador.

 

Sardinha é o cara que serve a cachaça

De olho na rua, avisa quando a gostosa passa

Nas mesas rola jogo de dominó e carteado

 

Sábado tem rifa de costela e frango assado

Enquanto a carne gira, cheira e assa

A gente mexe com a mulherada que passa

 

 

 

 

 

Reflexão VIII (o bar da Adelaide)

 

O Poeta, todo mundo sabe, cumpre seu horário.

Sai do bar do João e vai pro bar da Adelaide.

Na Galeria AD Moreira onde é comensal honorário

Do churrasco e outras iguarias preparadas pela Alaide.

 

Lá a frequência é outra: são lojistas em maioria.

E tem que ter paladar, saber cozinhar e conhecer

Receitas e temperos gourmet pra ser da confraria.

Toda quarta-feira é servido um prato de não esquecer.

 

Mas não é só isso: a Galeria vira uma passarela

Com as meninas que saem do trabalho no shopping

E passam, lindas e bem arrumadas, animando a galera

 

Às 23 horas a Galeria fecha e a diversão já era.

O poeta vai pra casa e sua noite chegou ao fim.

Lê um pouco e vai dormir olhando o céu pela janela.

 

 

 

 

 

Reflexão XIII (cultura inútil)

 

O poeta, todo mundo sabe, é o corolário

Da cultura inútil que acredita ser erudição.

Vive de invencionices tolas e come ilusão.

Na vida real é mais um alienado fiduciário.

 

Lê e recomenda a leitura do reader’s digest

E mesmo que ninguém nele preste atenção,

Incomoda todo mundo sugerindo um teste

Quem sabe qual é a capital de Eisaquestão?

 

É uma besteira tosca, uma piada de poeta

A capital de Eisaquestão é claro que é Aíquestá.

E isso é tão engraçado quanto fazer uma dieta.

 

O poeta vive forçando a barra, a vida atesta

Tem até gente que foge de onde ele está

E quando diz que vai embora, ninguém contesta.

 

 

 

 

 

Reflexão XVI (as artes)

 

Ah, que inveja eu tenho do inspirado artista.

Eu, poeta bissexto, só crio a cada quatro anos.

E, bem olhando, os textos são puros enganos.

Medíocre como músico, um dia me disse: desista.

 

Deixei de lado a pretensão de ser guitarrista.

Agora, só em casa e sozinho é que toco violão.

Metido em artes, escrevo mais por compulsão

Nas Artes Plásticas, aí sim, sou maratonista.

 

Nas telas, usando cores ou no preto e branco

Nas tintas, têmperas, colagens e até com terra

Emoção estética de todos os materiais arranco.

 

Esse é o mundo: o que pintar, eu traço e desbanco.

Movimentado pela minha mão, o pincel não erra.

Todos os materiais, todas as mídias, a alma destranco.

 

 

 

 

 

Reflexão XVII (os doces)

 

De todos os doces, prefiro o quindim.

Costumo evitar o açúcar, mas tem dia

Em que deixo a dieta que traz melancolia

E como cocada, pão doce e pudim.

 

Ah, o pudim de leite branquinho,

Lembra um seio doce e fresco.

A baba-de-moça e o beijinho

Despertam um desejo gigantesco.

 

Os fios de ovos, o dourado cabelo-de-anjo.

A maçã molhadinha de mel

Doce de leite moça e papo-de-anjo.

 

Assim viro um voraz chupa-mel

E todo meu dinheiro esbanjo

Finalizando com um vinho moscatel.

 

 

 

 

 

Reflexão XVIII (as frutas)

 

De todas as frutas, prefiro a manga.

Já escrevi isso em outros tempos.

E continuo preferindo, não menos.

Embora tenha chupado muita pitanga.

 

Adoro todas as frutas sumarentas.

Melancia, carambola, laranja e mixirica

O sumo doce na língua atormenta.

E a pálpebra, de prazer, tremelica.

 

Fruta não se come com talher

É uma ofensa à sua natureza.

Tem que tratar como se fosse mulher.

 

Lamber, chupar, morder com delicadeza.

Não deixar um pouco de caldinho sequer

Apreciar profundo, com desejo e com firmeza.

 

 

 

 

 

Reflexão XIX (as bebidas)

 

De todas as bebidas, prefiro a cerveja

Que se encontra em qualquer esquina.

Loira, escura, preta e bem geladinha

Mesmo no frio, a vermelha, que seja!

 

Cerveja e mulher importa a temperatura, não a cor.

Em casa, no bar, na praia, beber só para relaxar.

Copo gelado cheio, espumante, chega a confortar

É hora de apreciar com calma, lentamente o sabor.

 

Xô coca-cola, bebida infame, veneno triste.

Cachaçinha e batidinha? Dá um tempo, desiste.

Aguarde uísque esnobe, conhaque senhorial.

 

Um salgadinho, porque não, ninguém resiste.

Uma bela perva sim e uma erva, já que insiste

A boa água mineral é a minha bebida no final.

 

 

 

 

 

Reflexão XX (as comidas)

 

De todas as cozinhas, eu prefiro todas as comidas

Comida brasileira, francesa, italiana, japonesa

Sem distinção nenhuma, até comida tailandesa.

Exceção apenas a extremos gastro-suicidas:

 

Insetos, órgãos, vermes, carne humana...

Falo da comida normal, que a maioria aceita.

A preparada com carinho no calor da chama

E não aquelas cerimoniais de outras seitas.

 

Carnes, aves, peixes, massas, tortas e molhos

Dedico horas no preparo de uma boa receita.

Só pelo prazer de cozinhar o prato que escolho.

 

Os ruídos e odores da cozinha me dão alegria

E partilhar as delícias da mesa com a minha eleita,

Esse seria meu último desejo, depois feliz morreria.

 

 

 

 

 

Reflexão XXI (os molhos)

 

Um bom molho é o sangue da alta comida

Assim é com a deliciosa galinha a cabidela.

Há vários outros, fantásticos dentro da panela.

O bechamel, o roti e o agridoce, dão sabor à vida.

 

O conhecedor gourmet sabe que o comensal

Do alimento deseja a textura junto com o sabor

Tempera tudo equilibrado, sem exagerar no sal

E capricha no molho cuidando inclusive da sua cor.

 

O que se vai comer tem que agradar aos olhos também.

Por isso, tem que combinar as cores na apresentação

Harmonizando os sabores com as cores, como convém.

 

O resultado, se bem feito, é uma obra de arte do além

Uma soma de prazeres visuais, olfativos e gustativos, então:

Tem que comer de joelhos dando graças e dizendo amém.

 

 

 

(imagens ©edward hopper)

 

 

 
 

 
Osmar Reyex é o pseudônimo de Osmar Luis dos Santos, empresário da área de marketing. Artista plástico e poeta bissexto, porque produz com baixa frequência. Sua primeira publicação foi em 1976 na antologia Maus modos do verbo, em companhia de Glauco Mattoso e Luiz Roberto Guedes. Participou de inúmeras antologias e recebeu vários prêmios em concursos de literatura promovidos pela Secretaria de Cultura de São Paulo. Destaca sua participação no "Jornal Dobrabil" e "Queda de Braço", editados por Glauco Mattoso. Suas mais recentes participações foram nas revistas: Poetizando 17, Babel nº 6, Escritos, e Suplemento da Revista Critério, todas de Santos, onde mora. Publicou Poemahs que você inspirou, O pastilheiro, Tartufos de grama e Fragmentos — 50 contos com 50 letras aos 50 anos. Autor de A metade fria do fogo, inédito, que reúne poemas das duas últimas décadas. Edita o blogue Osmar Reyex.