Lançado pela Velas em 1995. Tá Assustado? CD de Edvaldo Santana. Trabalho que o consolidou de vez como um dos melhores músicos da nova geração da MPB.

Tá Assustado? 12 músicas (na real são 13, mas "Cosme e Damião" não deve ser levada em consideração). Parcerias? Para falar só das celebridades: Tom Zé, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e Ademir Assunção.

O som de Edvaldo Santana? Mescla do pop oitentiano, samba, blues e a maneira de não dizer, dizendo as cousas (cousas, como diria Fernando Pessoa) intertextualmente (para os leigos: exemplo de intertextualidade — até porque o exemplo tem tudo a ver com o som do Edvaldo Santana — "Seguro morreu de velho". "Mas morreu!". O "Mas morreu!" é o intertexto).

 

Cachimbo: não tenho o que comentar é pura audição.

 

Durango Kid: teria que transcrever toda a cifra e a letra inteira.

 

Amor Doente: "Cuide bem de sua arte cara, mas não carregue a cruz" ou "O amor ficou doente, tá procurando alguém sem medo e transparente".

 

Domingo Blues: "Se somos nós os escolhidos para atravessar o milênio. E nada! nada! nada mais nós seduz. O que que eu tenho com isso se o Lampião parecia o John Lennon. Quando a estrada é o palco a alma é do blues".

 

Gata Borralheira: "Seu fascínio pela Paulicéia, pelo Balneário, tá no sapo que anda pagando para ser vitrine. O seu filme era um videoteipe quando foi filmado. Sua trama passa pelo bonde que passou lotado".

 

Cara Carol: "Uma rosa de aquário, um pedacinho de sorvete. Carolina no berçário, desviando dos foguetes".

 

O Dicionário Faliu: Aqui está o "não dizer as cousas" do terceiro parágrafo.

 

O Deus: Sei que isso não prova nada. Mas mesmo assim vou dizer: Edvaldo Santana / Ademir Assunção / Paulo Leminski.

 

Cabeça Ocupada: "Se o Roberto e o Erasmo já disseram só vou gostar de quem gosta de mim será que o amor ainda tem seu encanto, será que ficar é só coisa de teen? Os Demônios atacam de madrugada, eu me pergunto onde deixei minha paz. Pois nos meus sonhos aparece alguém dizendo pior que isso tudo é ser um sábio sem gás".

 

Terapia: "Não quero saber de quem é a cartola, sou o meia esquerda desse time não posso ficar de fora".

 

Inspirado: Novamente teria que transcrever cifra e letra (principalmente).

 

Até o Fim: "Eu já aprendi como se chora, no escuro do cinema, quando o filme acaba mal".

 

Não há nada de novo em Edvaldo Santana. Sua originalidade consiste em dizer o mesmo de outra forma. Não preciso aconselhar.

  
 

___________________________________

 

O CD. Edvaldo Santana. Tá Assustado? Velas, 1995.

___________________________________

 

 

 

 

 

 

março, 2010