Desde que o mundo é mundo, ou seja, há bastante tempo, o homem se indaga sobre a necessidade do trabalho. No início eram as sociedades primitivas, onde o essencial era a sobrevivência, o ver o findar de um dia e o nascer de outro.

Com o tempo e a evolução das sociedades surgiram os escravos. Prisioneiros de guerra, pessoas que não tinham como saldar suas dívidas tornavam-se escravas. O trabalho escravo define-se pela não remuneração, fato este que não enobrecia seu autor e facilitava e muito a vida de quem o recebia.

O tempo continuou passando e o mundo ficando mais velho, mas certamente não mais sábio. No século XIX, surge o capitalismo e o homem passou da condição de pobreza à de miséria.

A verdade é que não há trabalho para todos; o que faz a sobrevivência difícil para a maioria e a expressão "luta diária" ser tomada mais ao pé da letra do que um dia se poderia imaginar.

Deus alertou a Adão: "ganharás o pão com o suor de teu rosto". O que todo mundo imaginou é que juntamente com o pão viriam a manteiga e o pingado quentinho, mas a grande verdade é que a maioria não tem o que comer e morre de fome.

Se o trabalho promove, na maioria das vezes, ele promove o bem de poucos e a desgraça de muitos, que trabalham horas sem fim, sob condições insalubres, para receber um parco salário.

O trabalho deveria dignificar o homem. Proporcionar-lhe tal prazer e alegria que ele não conseguisse se ausentar do mesmo.

O trabalho deve promover o homem que o faz e o homem que o recebe, deve ser justamente remunerado e reconhecido, deve ser um bem, um direito, uma conquista.

Todo homem deveria trabalhar com o afinco da formiga e cantar com a alegria da cigarra, ou seja, trabalhar cantando ou cantar trabalhando.

Ambas constituem os dois pólos de um mesmo problema, mas todos  sabemos que o equilíbrio é fundamental.

 

 
 
março, 2010
 
 
 
 

 

Nádia Montanhini (Rio Claro/SP). Doutora em química pela UNICAMP, e graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro/SP. Faz, atualmente, especialização em Língua Inglesa e Tradução na UNIMEP.