Quando, em 2003, a Editora Íbis Libris resolveu lançar a coletânea Rios, livro que reúne os poetas Elaine Pauvolid, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya, Tanussi Cardoso e Thereza Christina Rocque da Motta, sob a coordenação de Márcio Catunda, nem imaginava que estaria publicando uma das mais importantes reuniões de poetas que se tem notícia neste país. Cada um em seu estilo, o livro revelava poesia das melhores, de extremíssima qualidade literária.

Seis anos depois, no final de 2009, o projeto tem continuidade, sob a mesma coordenação de Márcio Catunda, com o título Vertentes, pela Editora Fivestar. Esse novo livro traz quatro dos autores anteriores: Elaine Pauvolid, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya e Tanussi Cardoso. Confere ainda um tributo ao poeta Márcio Carvalho, quinto autor presente na obra, falecido em fevereiro de 2007.

Elaine Pauvolid nos apresenta um livro em três sublivros, intitulados: "A Navegante", "Interiores" e "Anteprojeto para uma vida torpe". Vem com uma poesia intimista, feita com uma sinceridade que se estampa em versos tecnicamente perfeitos, que transmitem emoção ao leitor. Ela nos diz que "Ser poeta é queimar / latas de leite moça. / É padecer a vida inteira / e depois limpar a testa/num suspiro rouco".

Elaine Pauvolid é carioca. Autora de Leão Lírico (independente-2009). Ganhadora do prêmio Biguá, concedido pela SADE – Sociedade Argentina de Escritores, de 2006. Participou da antologia Como Angeles em llamas / Algunas vocês latino-americanas del S. XX,  Selección,  Editorial Maribelina, sello de la Casa Del Poeta Peruano / Lima (2004, Uruguay). Seu segundo livro chama-se Trago. Em 1988, estreou como poeta com o livro Brindei com mão serenata o sonho que tive durante minha noite-estrela... (Imprimatur/7 Letras). Edita Aliás, revista eletrônica de cultura [ www.aliasrevista.com.br ].

Márcio Carvalho vem com a reedição de seu livro de estreia Navalhas Voadoras Para Cortar a Tarde (Edições SEERJ-2006). Oferece uma linguagem enxuta, feita de metáforas e imagens. Revela-se sem pudor, feito navalhas voadoras, cortando todas as tardes poéticas.  Vejamos os versos: "a poesia / despe-me / de saberes / pré-histórico / rumino / em cavernas / a ossatura / do homem".

Márcio Carvalho, também carioca, desenvolveu projetos de arte-educação para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e ONGs. Foi Diretor de Comunicação do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. Foi membro do Grupo Poesia Simplesmente. Em 2006, representou o Brasil no Segundo Festival Latino-Americano de Poesia Ser al fin una palabra, no México. Navalhas Voadoras Para Cortar a Tarde é o seu primeiro e único livro individual. Marcio Carvalho nasceu em 12 de abril de 1967, no Rio de Janeiro; e faleceu em 09 de fevereiro de 2007, na mesma cidade.

Márcio Catunda nos apresenta Meditações Líricas, poesia existencial e social, que, apesar de certo lirismo, tem modernidade. Em seu lirismo filosófico, nos diz: "Eu lia um livro que o tempo me tomou das mãos. / Recuperei-o depois e era um tesouro, um vento, / natureza que se ofertou".

Márcio Catunda nasceu em Fortaleza-CE. Foi fundador do Grupo Siriará, em 1985, em Fortaleza. Em 1982, frequentou, no Rio de Janeiro, as reuniões do Sabadoyle, na companhia de Drummond e outros famosos escritores. Em 1992, fundou, em Lima, Peru, o grupo REME, que organizou recitais e publicou livros. De 1996 a 1997, participou, em Genebra, Suíça, da Associação de Escritores Genebrinos. De 2002 a 2005, participou, em São Domingos, República Dominicana, de uma associação de poetas dedicados ao estudo da metapoesia. Publicou 42 livros, de diversos gêneros: poesia, contos e ensaios. Produziu também CDs musicais e de récita. Dentre seus títulos mais recentes, podemos citar: Sintagmas do Labirinto, poesia, Fortaleza; Bem-te-vi, poemas musicados, Madrid; Itinerário Sentimental, poemas musicados, Madrid; e Palavras Singulares, ensaios, Lisboa.

A poesia de Ricardo Alfaya, mesmo quando o tema não é a paixão, exala paixão por todos os poros. Por isso nos apaixona. Em Frutos da Paixão, publicado neste livro, sentimos uma poesia feita com naturalidade na criação. Poemas curtos, gostosos de ler. Em tempo: Ricardo Alfaya é, sem sombra de dúvida, um dos mais importantes poetas deste país. Diz Alfaya, em "Nota de Rodapé": "As noites dançam / Conforme a musa / As noites passam / No rodopio dos pés / Balés / Boleros / Músicas curvas / Céus que desabam / Estrelas".

Ricardo Alfaya é carioca. Publica em vários gêneros, desde 1980, constando em mais de 70 periódicos do Brasil e do exterior. Também, de catálogos de mostras de poesia visual. Autor dos livros: Através da Vidraça, poesia, 1982; Sujeito a Objetos, inserido em Rios, coletânea de poemas, 2003. Integra 23 antologias, obteve 22 prêmios literários, destacando sua inclusão por Leila Míccolis no projeto Brasil 500 Anos de Poesia. Citado pelo escritor Joaquim Branco no quadro de Principais Autores, dentre os poetas e ficcionistas contemporâneos. De 1995 a 2006, realizou 17 edições do Nozarte Informativo Impresso e Eletrônico, premiado pela IWA, International Writers Association, Estados Unidos, em 1995. Teve o poema "Padaria Rio Doce" classificado em segundo lugar por Affonso Romano de Sant’Anna, em concurso no qual foi o único julgador, em 2000.

Em Carne Serena, mesmo quando tematiza a morte, Tanussi Cardoso exala vida em seus versos. Fala do cotidiano com a naturalidade espontânea de quem observa a vida, levando-o a querê-la sempre mais. A qualidade da poesia de Tanussi Cardoso o coloca no patamar de um dos mais importantes poetas brasileiros contemporâneos. Diz o poeta, num de seus cantos: "A solidão nunca é só.  Há sempre uma luz acesa.  Um grito na rua. Um sono que não vem".

Tanussi Cardoso tem vários livros de poesia editados. Recebeu o Prêmio ALAP de Cultura e o Prêmio Capital Nacional 2000, pelo livro Viagem em Torno de (Ed. 7Letras). Tem poemas publicados na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, Itália, México, Portugal e Uruguai — traduzidos para o francês, espanhol e italiano. Em 2006, representou o Brasil no Segundo Festival Latino-Americano de Poesia Ser al fin una palabra, na Cidade do México, onde lançou Exercício do Olhar (Editora Five Star). O livro foi finalista do Prêmio Nacional de Poesia Cidade de Juiz de Fora 2003 e eleito o Melhor Livro de Poesia de 2006, no Congresso Latino-Americano de Literatura, em São Francisco de Itabapoana-RJ. Seu poema "Miragens" foi publicado em cartão da Telemar. Seu poema "Substantivos" é tema de estudo, no livro Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa, de J. Nicola e U. Infante (Editora Scipione). É presidente do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, e Vice-Presidente de La Casa Del Poeta Peruano, no Brasil.

 

 

 

___________________________________

 

O livro: Elaine Pauvolid, Marcio Carvalho, Márcio Catunda, Ricardo Alfaya, Tanussi Cardoso.

Vertentes. Rio de Janeiro: Five Stars, 2009, 196 págs., R$30,00

Para comprar: ricardo_alfaya1292@hotmail.com

___________________________________

 

 

 

 

Leia em Germina

 

> Elaine Pauvolid > Poemas

> Márcio Catunda > Poemas

> Ricardo Alfaya > Poemas

> Tanussi Cardoso > Poemas

 

 

 

março, 2011

 

 

 

 

 

Rogério Salgado (Campos dos Goytacazes/RJ). Em 1975, começou a escrever poesia. Já publicou mais de 20 livros. Vive em Belo Horizonte/MG, desde 1980. Criou a revista Arte Quintal e idealizou o projeto "In/Sacando a Poesia", que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias. Em 2005, realizou com Virgilene Araújo, o "1º Belô Poético — Encontro Nacional de Poesia", evento que reuniu em Belo Horizonte, poetas de diversos estados do país, e que vem ocorrendo anualmente. Também com Virgilene Araújo, idealizou e concebeu o "Poesia na Praça Sete", em Belo Horizonte. Figura em muitas antologias, entre elas: A poesia mineira no século XX (Imago Editora, 1999), organizada por Assis Brasil.
 
Mais Rogério Salgado em Germina