Ela pousa nua para que eu escreva

 

Desenganada

encostada à parede. Nua e em pé a mão ainda sobre o ventre

uma perna apoiada sobre a cama

a camisa masculina completamente aberta para trás

as pernas estarão completamente abertas. Abra suas pernas

Medusa enxuga o sêmen com a camisa

e deita meio corpo de bruços na cama

os seios apertados os joelhos dobrados no chão

como que adormecida de joelhos e a bunda de fora

Medusa, você estará para sempre perdida?

Medusa, você não estará satisfeita em lugar algum?

se você for a puta de mais alguém se enfiar sua língua

excessivamente na boca deste alguém

se disser que se apaixona tão facilmente e chora

por uma semana inteira você será penetrada

repetidamente. Medusa, você me diz que não gosta de mulheres

talvez você precise ver as pernas abertas de uma mulher deitada

assim como você fica deitada com as pernas abertas e me diz que gosta

muito. Medusa, eu posso te penetrar infinitamente

e você nunca terá sido penetrada por uma mulher

nem terá visto uma mulher que se abre de olhos fechados e boca aberta

Medusa! Você pode se olhar no espelho?

e rabiscar sua imagem borrada

sem os cabelos! E as pernas fechadas? Medusa,

você me oferece as víboras dos seus cabelos?

você me deixar amar as víboras dos seus cabelos?

mas você não sabe que eu era uma rocha?

que eu não posso me transformar em rocha? Você não sabe

que eu alimento essas cobras?

eu não lhe conheço, Julieta. Eu não sei lhe amar

eu não lhe conheço, Julieta, no entanto

hoje pela manhã troquei os pés dos sapatos

por sua culpa. Sua culpa, Julieta,

é a de se apaixonar tão facilmente e mesmo assim

é a de ter seus olhos distantes

quando tirei a mascara do baile e fui a sua sacada

você procurou por ela. Não podia me querer

Julieta, eu alimento cobras

as cobras da minha carne. Eu alimento

cobras da minha carne de tarde de noite e pela manhã

e ao meio-dia que fulgurou muito cedo e definha

ainda pela manhã e você continua na sacada

apesar da noite longa alimentando cobras

apesar da noite longa você me disse: essa maçã

que leva, é um símbolo.

um símbolo, Julieta? A maçã é um símbolo?

eu tinha fome e a comi pela manhã e a tarde

ela era algo no meu corpo. E o símbolo onde ficou?

o símbolo está colado na porta do seu armário?

foi espatifado no chão da cozinha e varrido

como cristal? Foi o copo ou símbolo que se partiu?

ele é aquele livro que não posso ler? Por que está em japonês

mas, Julieta, você não sabe pensar em japonês? Você não sabe

ler aquele livro em japonês? Eu não sei o japonês

eu pouco sei da minha língua. Eu não sei os seus símbolos

no entanto por sua causa ontem de noite e hoje pela manhã

esqueci a carteira e os óculos e troquei os sapatos

e precisei sair para dar uma volta enquanto as ruas inundavam

e as casas desabavam na periferia da cidade

e desabavam famílias inteiras encolhidas e molhadas

e você me diz que talvez possa procurar sossego

na ponta de um punhal!

Julieta, seus olhos infantis amanhecerão de ressaca

Julieta, me conte um pouco sobre esse país desconhecido

você quer me dizer que pensa muito. Você quer me dizer

um símbolo! Eu te falei de x

eu te falei de Marina

eu te falei dos suicídios exemplares

eu não te falei do meu pai que me apontou a sua morte por dez anos

que se pendurava pela janela. Que berrava. Que partia as paredes

e bêbado no carro ameaçava arremessar a nos todos

contra a ponta do seu punhal!

cala a boca, Julieta

só existem suicídios calados. De bocas fechadas. Mudos

com um cano no céu da boca para que atravesse toda a cabeça

ou a partir do décimo andar do vigésimo andar

ou jogando o corpo inteiro na frente do metrô

ou com uma corda na solidão segura ou com muitas facadas reais

e um estilete para os pulsos e garganta e a água quente

o vapor e o remédio hemorrágico em uma noite em que ninguém absolutamente

chegará

Julieta, seu Romeu fala grego seu Romeu estuda mecânica dos fluidos

seu Romeu lhe responde a palavra de amor com um por quê?

ela foi quem primeiro se matou. Enquanto ele dormia

ela se valeu de um punhal virgem

e ele apenas dormia. E a máscara do sono

foi como a máscara do baile. Julieta,

você nunca viu o rosto deste Romeu!

você nunca viu como se parece uma mulher de pernas abertas?

você nunca viu um poço submerso? Você já sentiu vertigem

pela água? Pelo sangue? Por estar grávida e sozinha

em um quarto que anoitece lentamente e te tece

junto com os lençóis e travesseiros e a solidão

que não cabe na cama?

se você estivesse grávida, Julieta grávida,

você abortaria? Você geraria esse bebê

para não se sentir inútil?

abandonaria a casa do seu pai ligaria para sua mãe?

se tornaria servidora do Estado?

envelheceriam seus olhos de primavera?

das pedras velhas, a turmalina

ou aprenderia a adubar a relva?

como me responderia? Seu nome não é Julieta

e fui eu quem disse: essa maçã é um símbolo!

no entanto era uma maçã e eu a comi

 

 

 

 

 

 

Ritmo zero

 

I

Porque antes éramos pó e depois seremos relva

porque antes de sermos pó

éramos um ou como um

porque antes de sermos pó e depois de sermos relva

 

 

II

Como um bebê agora mudo

agora ele não sabe a sua mão sobre o lençol

mas se deitamos nosso dedo nosso sobre sua mão aberta ele aperta

como um bebê que se deita a face o corpo sobre o nosso estendido e aberto

e não devemos nos levantar nunca

e se levantamos se desespera como um bebê se desespera no meio da noite

um bebê que não sabe onde termina seu corpo

 

como Marina que entrou em contato por seis horas e setenta e dois objetos

(sobre a mesa uma placa use-os como quiser)

e o público

 

como x que se matou com muitas facadas reais e trinta e

tantas depois de ainda não morto ter atirado contra o rosto e não haver morrido

e por fim se arranjado com uma corda e uma cadeira no escuro

 

como a lápide de Hart Crane:

1899-1932

Lost at Sea

 

 

III

O corpo não é um templo antes um campo

aberto sob os dias e as noites e a chuva e os animais grandes e lentos e os pequenos e

velozes onde o fruto se transforma em açúcar daquele ontem que comi

Quando a ciência me diz aquele átomo do corpo daquela árvore à esquerda do riacho há

30 mil anos

quando procuro sobre a sola das minhas botas a relva que é meu corpo e minha alma

porque antes éramos pó e depois seremos relva

e estamos entre ambos

e seu quarto chinês seus sessenta e poucos quilos de mal estar de predisposição

fechemos os olhos calemos a boca fechemos os ouvidos calemos a respiração fechemos

mãos e pés e braços e pernas as palmas para dentro sobre os olhos e a boca

os joelhos agarrados ao peito calado o que restará?

 

 

IV

Para eu ver através dos seus olhos fechados

para eu ver através dos seus braços suas mãos abertas deslizando por meus braços

para eu ver através das suas costas suas pernas rijas balançando por minhas costas

para eu ver através dos seus pés espalmados sobre minhas costas através dos seus seios

para eu ver deslizando sobre os seus seios o tronco dos meus olhos fechados

para você ver através dos meus olhos fechados

para você ver através dos meus ombros que se afastam e retornam e meu quadril

para você ver através do movimento sempre recomeçado dos meus ombros

para você ver através do peso balançando em meu quadril dos meus olhos fechados

para vermos através do chão que está abaixo e as paredes de cada lado

para vermos através do ar que preenche tudo e a madeira e o vidro de cada lado

para vermos através de cada articulação a flexão da cintura e a dobra dos joelhos

para vermos através dos corpos encostados de cada dobra da carne o contato da madeira

para vermos através de nossos olhos fechados

e ser mais claro

 

 

V

Então diremos que temos medo que estamos com medo

não queremos morrer diremos que absolutamente iremos morrer

e não saberemos mais nada diremos não estamos sós

mas não estamos sós

 

 

 

 

 

 

Hoje a levei para os exames de um câncer que provavelmente irá lhe matar

 

 

 

(...)

 

estou acabado

me resta apenas

uma tesoura

e um livro de poemas

 

 

 

(...)

 

 

 

ela disse você me ama? você está apaixonado por mim? você ama a sua

namorada?

eu tinha todas as respostas e não dei nenhuma ou disse amo mas é que

o amor é essa coisa que a gente não tem a menor ideia onde vai parar

ela disse você acredita em deus? você está sendo sincero comigo?

na verdade ela falou muito pouco eu estava doido

para dizer algo enquanto ela folheava os poemas de Borges silenciosa

eu disse olha esse poema sobre o xadrez, os brancos e negros, Borges

              gostava assim como eu

então ela leu em voz alta nós dois nus na cama não chegou até o fim

porque eu me pus sobre ela porque ela não gostou dos poemas na verdade

eu acho que ela pode até ter gostado mas é que

o amor é essa coisa que a gente não sabe onde vai parar

e mesmo que soubéssemos, ah!, o que poderíamos fazer?

 

 

II

como el otro, este juego es infinito

aparece

na foto que tiramos

depois você pediu

que apagasse

e me fez jurar que faria

eu jurei você insistiu

eu disse

eu já menti para você?

 

você disse

você tem

uma sensibilidade

monstruosa

eu sei

essa é minha maldição

isso é um clichê: você

disse eu não gosto mais de você

 

é tudo que podemos ler

na foto

 

 

 

(...)

 

 

 

 

hoje a levei para os exames de um câncer que provavelmente irá lhe matar

e também levei um livro que acabei lendo realmente

sentado no sofá enquanto você caiu no chão com um estrondo feio

que eu não pude ouvir

você começou a andar de um jeito engraçado e foi aí

que eu fechei minha edição de crítica estrangeira e a peguei no colo

e desse jeito nós entramos na sala do seu médico uma vez mais

para saber que ele estava muito preocupado e explicava um monte de coisas

e dava conselhos que no momento eu não poderia entender

de noite em casa eu pensei em um poema sobre isso tudo

"quando eu te levei para passear" era o que eu queria dizer

acho que você estava dormindo quando fui procurar

sobre a cachorra de Kafka e sua língua purulenta

até desistir completamente desta citação

para tentar lembrar de você filhote

para pensar sobre o desejo de uma injeção apaziguante

e poder escrever um poema dramático

agora você está dormindo talvez você nem esteja

você sente dor mas você tem medo de morrer?

seu médico disse: não são somente as crianças

mas nós todos pensamos somente em nós mesmos

mas acontece que eu parei esse poema e fui até a sua cama

onde você estava calma e feliz

até que acordou por eu ser mesmo mesquinho

você é um animal mas eu o que sou?

e o sogro da minha irmã também vai morrer

mas você cabia dentro da minha mão

quinze anos atrás mas o que foi que aprendi

a não ser isso

que ainda é tudo o que eu posso fazer?

 

 

 

(...)

 

 

 

 

tudo que não é eu é deus?

 

 

 

 

(...)

 

 

 

 

você guardou as chaves do meu pai?

não. o que há de mais

em uma porta aberta?

como se não fosse espaço mas

paredes e pedras tudo o mais?

tema os palácios

se for fraco mas se possível

ponha abaixo

como a si mesmo em um travesseiro

ou como quando se envelhece

ao se mirar no espelho de um rio

 

 

[imagens © john baldessari]

 

 

DANILO AUGUSTO de Athayde Fraga (Salvador/BA). Poeta e ensaísta.