[©sguimas]
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A. Zarfeg

À maneira de Drummond

 

 

Se eu tivesse sete caras,

a 1ª seria de quem comeu e gostou

a 2ª cara de alegria

a 3ª de quem ganhou no amor

a 4ª cara de soninho

a 5ª de mundo vasto mundo

a 6ª cara de anjo torto

a 7ª de quem, Raimundo?

Cadê o bigode que estava aqui,

pergunta este coração zarfeguiano

O gato cara de pau bebeu,

responde o pássaro sinestésico.

 

 

[de Z, Vira & Verso, 2016]

 

 

A. Zarfeg

 

 

 

 

 

 

Afonso Guerra-Baião

Árvore da vida

 

 

um anjo torto disse ao pequizeiro,

drummondianamente: — vai ser gauche

na vida — no viver que, sertanejo,

seria um paraíso, se não fosse

 

o viver perigoso encerrado

neste sem fim de mundo, na matéria

vertente, no devir, no misturado

ser tão contrário a si... vai ser a vera

 

metáfora da nossa condição:

fruto bendito em mal dita loa,

do áspero agreste à refeição,

 

do espinhoso inferno ao céu da boca,

do chão à travessa — travessia

da vida à morte e da morte à vida.

 

 

[de Sonetos de bem-dizer / de maldizer]

 

 

Afonso Guerra-Baião

 

 

 

 

 

 

André Ricardo Aguiar

Drummond & Sísifo

 

 

 

 

André Ricardo Aguiar

 

 

 

 

 

 

Antonio Barreto

Poema & crônica

 

 

Poêmios

 

 

Ao poeta Drummond que tinha,

de fato, uma pedra no sapato

 

 

Os poêmios bebem a noite inteira

e eruditos sobre a mesa

arrotam odes a Herodes

e nênias a Homero e Nero

 

Quando já cansados de lero-lero

e exaustos de tangar boleros

e sonâmbulos de sambar requebros

os poêmios se recolhem pelos

escuros becos alexandrinos

 

E assim se vão como bons meninos

a poemar

os prêmios

de seus destinos

até que a noite tire do bolso o dia

 

E a poemada toda em algaravia

para no caminho pra comer bombom

onde justamente outro poêmio dorme

como a pedra enorme

de Drummond

 

 

 

 

O poeta e a caixinha de fósforos

 

 

Dia desses Arlete Porto, jornalista da Revista FOCO, em Passos, me perguntou uma coisa que sempre tive vontade de contar, mas nunca o fiz.

"Como foi que você conheceu Drummond, o poeta?".

Não sei se por timidez — ou por falta de tempo mesmo, fui deixando pra depois... Há coisas da memória que a gente vai adiando sempre, como se com isso pudéssemos também ir alongando o tempo. Engraçado, o tempo: é uma espécie de estilingue... Deixa então eu botar minha pedra no caminho desse bodoque e esticar a goma. Depois, se eu quebrar a vidraça, tento pagar o conserto.

Puxemos pela memória...

Eu tinha 27 anos, era 1981. Acabara de voltar de uma primeira viagem ao Iraque, onde estive trabalhando na construção da ferrovia Bagdá-Akashat e da Expressway, que ligava Bagdá a Ammam, na Jordânia. Jeferson de Andrade, grande amigo — e o cara que me deu o primeiro emprego em Beagá (em 73) — já era editor da Record, no Rio. A Record tinha acabado de comprar o passe de Drummond, que estava na José Olympio. Então, Jeferson e CDA ficaram amigos. O primeiro editava o segundo. E eu morria de vontade de conhecer pessoalmente meu ídolo maior: ele, o grande poeta de Sentimento do mundo! Na verdade, já havíamos trocado correspondência, depois que ele leu meu primeiro livro: O sono provisório. Esse livrinho (editado pelo Paulo Rocco, que na época estava na Francisco Alves) havia ganhado o prestigioso Prêmio Remington de 77, concorrendo com mais de 3 mil escritores do Brasil inteiro. E como eu era totalmente inédito, e com 21 anos, aquilo estava chamando a atenção do pessoal da área, modéstia às favas.

Drummond recebeu o livro via Affonso Romano e Silviano Santiago, que estavam na Comissão Julgadora, juntamente com a professora Dirce Cortes Riedel, da UFRJ. O poeta, então, me encheu a bola numa carta (aliás, chegou até a fazer algumas linhas sobre minha poesia, em uma de suas crônicas do JB).

Aí, passamos a trocar figurinhas.

Lá um belo dia o Jeferson me liga e fala:

— Quer conhecer o hôme?

Quase desmaiei. E fui pro Rio, mais a Graça, minha mulher. Lá chegando, encontramos também com o Roberto Amado (sobrinho do Jorge Amado) que era doidinho pra conhecê-lo, que nem eu. Aí, na hora de entrar e subir o elevador pantográfico do prédio onde ele morava, na Rua Conselheiro Lafaiete, me deu uma suadeira, uns arrepios na espinha e coisital... Trem de tiete mesmo, diante da possibilidade de conhecer o ídolo maior, o monstro sagrado da adolescência e da juventude.

Na hora agá as pernas tremeram e falei:

— Podem ir na frente que vou tomar um pouco mais de coragem! Vou depois...

Os três, então, subiram. Na porta do prédio acendi um cigarro. Me lembro que era o último palito de uma caixa de fósforos... Tentei relaxar e, depois de uns minutos, vupt!

Subi. E de repente vi o poeta ali na minha frente: magrinho, cara chupada, queixo proeminente (que nem o meu), olhinhos vivos e azuis, fala mansa, cordial. E como falava! Ao contrário do que muitos pensam, não era tímido coisa nenhuma, e sim um sujeito genial mesmo, com uma verve e uma oratória de deixar qualquer bom "adevogado" no chinelo!

Naquela tarde conversamos e conversamos, entre doses de conhaque (um Napoleón legítimo, que me deu de presente) e uns queijinhos provolone, de tira-gosto. Ele queria também me servir uma pinga "da boa" — pois já sabia que eu gostava de apreciar umas canjebrinas — mas resisti. Não misturei. Só misturei as palavras mesmo. Eu parecia uma máquina de escrever enferrujada. Catilografava o ar, mas não conseguia encontrá-las, as palavras... Cadê elas? Fugiram pra Pasárgada? Ou pra Itabira?

Nesse vaivém de batucada cacofônica, coração também desfibrilado, de repente, me surgiu um assunto. Falei que já estava meio desanimado com "esse trem de ser poeta, num país de ágrafos e analfabetos...". Enfim, reclamei da falta de leitores, no país, para o gênero poético. Então ele respondeu o seguinte (e nunca mais me esqueci disso):

— Olha, meu rapaz, se você fosse jogador de futebol, com 27 anos nas costas e ainda não tivesse sido convocado para a Seleção Brasileira, eu te daria razão. Mas você, nessa idade, já faz parte da Seleção Brasileira de Poesia, não percebeu ainda?

Me arrepiei! — E aí ele completou o nocaute, me mandou pra lona, de vez! – De mais a mais, normalmente, um poeta só se faz depois dos 60 anos bem vividos! De forma que, aos 27, você já tem 33 anos de frente no páreo com os outros convocados!

Então, o que restava da minha tapera veio abaixo! Puxei outro cigarro pra relaxar, mas cadê fósforos? Ele percebeu minha ansiedade e foi lá na cozinha buscar uma caixinha. Gentilmente acendeu-me o cigarro — como era cavalheiro! E botou a caixinha em cima da mesa. Tentei rebater a teoria dele, dizendo que era "muito tempo pra encarar, que nunca havia pensado em viver até os 60 anos", coisital... essas velocidades que a gente se impõe na juventude. Ele falou que também, na minha idade, pensava da mesma forma.

Rimos a valer, convers

amos fiado mais um pouco. A Graça descobriu com ele alguns parentes comuns em Itabira (coisas de mineiro) e até ganhou de presente um desenho que ele fez na hora, de próprio punho: um bico de pena de São Francisco de Assis.

Jeferson e Roberto ficaram na maior inveja. E, na saída, depois de mais um golinho de Napoleón, o Roberto pegou a caixinha de fósforos em cima da mesa e pediu pra ele um autógrafo: iria levá-la de recordação. Drummond assinou, nos despedimos e descemos novamente pelo elevador pantográfico. Lá embaixo protestei:

— Roberto, essa caixinha de fósforos devia ser minha, pois ele acendeu com ela foi o meeeeeeu cigarro! E não o seu! (Roberto também fumava).

Ele propôs, então, que jogássemos uma partida de porrinha — era um exímio jogador de porrinha. E quem ganhasse ficaria com a caixinha. E claro, ele tinha certeza de que iria ganhar mais essa. Então jogamos. Saí de lona. Ele cantou dois palitos. Eu cantei um... e pimba! Acertei!

Até hoje tenho essa caixinha guardada no meu escritório, do jeitinho que ela ficou: uma Fiat Lux com 44 palitos! Só um foi usado! E esse um palito, mais tarde, Roberto me confessou: ficou com ele também. Pegou-o no cinzeiro e levou-o de lembrança, por via das dúvidas... Pode uma coisa dessas?

Naquele dia também ouvi do mestre, na despedida, algo que nunca mais me esqueci. E que procuro sempre colocar em prática na minha vida (antes de riscar um fósforo pra iluminar a escuridão dos dias ou já ir botando mais fogo na refinaria em chamas):

"Nenhuma literatura vale mais do que uma boa amizade!".

 

 

Antonio Barreto

 

 

 

 

 

 

Carlos Barroso

Arco de Drummond

 

 

 

 

Carlos Barroso

 

 

 

 

 

 

Diane Junkes:

 

 

Fecho a porta com calma. Penso que a vida retorna aos poucos, encontros, olhares, vozes queridas. Recolho as taças, os pratos, desligo a vitrola (sim, vitrola), guardo o Clube da Esquina; Dora se recolhe; e no apagar das luzes, a lua me surpreende, atenta, silente, serena, pairando sobre o jasmineiro, e diz: vai, Diana, ser gauche na vida. Ah, noite, noite de lua. É cedo ainda, medita a mulher que crê na poesia das madrugadas. Dormir de janelas abertas, de lua; mas antes uma pequena saideira "dose" de vinho (me falta conhaque), é preciso sonhar comovida como o diabo...

 

 

Diane Junkes

 

 

 

 

 

 

Diniz Gonçalves Júnior

acontecimento

 

 

no meio do caminho tinha seu nome

pichado no muro do terreno baldio

no meio do caminho tinha seu nome

numa tarde antiga de abril

no meio do caminho tinha seu nome

dobrando a esquina das desilusões

no meio do caminho tinha seu nome

quando me arrancaram o dente do siso

no meio do caminho tinha seu nome

nos mantras das manhãs de domingo

no meio do caminho tinha seu nome

nos quintais de caquinho da juventude

no meio do caminho tinha seu nome

no neon gasto do armazém

no meio do caminho tinha seu nome

quando perdi a último ônibus da madrugada

no meio do caminho tinha seu nome

no ventre das noites mais sós

no meio do caminho tinha seu nome

quando o solado da bota caramelo se rasgou

tinha seu nome no meio do caminho

na rotina das minhas íris fatigadas

 

 

Diniz Gonçalves Júnior

 

 

 

 

 

 

Douglas Diegues

Drummond destraduzido en la frontera selvagem

 

 

Kuando naci non había ningum

anjo tuerto nim recto nim de la luz nim de la sombra

que me dissesse: Avanti, Douglas Diegues, vai ser feliz, porque esse es el sentido del mundo sem sentido fervendo dentro de teu pobre krâneo.

Las casas eram enormes

Las mujeres eram hermosas

Los astronautas iban por primera vez a la luna

Y la tierra era uma bola azul vista desde la luna.

Non había bonde en la frontera

y unas mujeres tenían las piernas mais gruessas ou mais finas,

había piernas para todos los gustos,

las piernas de las mujeres eram parte de la alegria de vivir,

non éramos dioses pero nos dábamos conta

por que será que existem tantas piernas nesta parte del mundo.

El hombre bigotudo, sério,

simples y fuerte es um chato de galocha.

Parece que se siente superior a los demás mortales.

Parece que es miembro de la Academia de Letras.

Usa óculos y peina su bigote todos los dias.

Los dioses están dentro, dentro del corazón, dentro de los ojos, non existe nada fuera de tu organismo delirante,

me lo dijo una vez el mano Blake.

Bola pra frente, non pega ficar se lamentando.

Frontera frontera delirante frontera

Se yo me llamasse Carlos Drummond de Andrade

non seria nem uma rima nem uma solución.

Frontera frontera delirante frontera

mais delirante es mio korazón.

Yo non debía dizer

pero hoy non hay luna

nim nada para beber

y quase ninguém mais se comueve com puerra ninguma.

 

 

Douglas Diegues

 

 

 

 

 

 

Douglas Laurindo:

 

 

 

Douglas Laurindo

 

 

 

 

 

 

Duke:

 

 

 

 

Duke

 

 

 

 

 

 

imagem original carlos drummond de andrade | 1970

©arquivo nacional | fundo correio da manhã

 

 

 

 

 

 

Guga Limeira

o coração continua

 

 

todas as cidades ruem

todos os ratinhos roem

todos os amores moem

as artérias já não fluem

uns demônios me possuem

um caminhão tranca a rua

eu jogo pedra na lua

e você me vira a cara

mas o coração não para

o coração continua

 

as democracias morrem

os adolescentes bebem

pai e mãe nunca percebem

os anjos nunca socorrem

melhores amigos correm

e a maré não recua

eu almoço carne crua

o dólar sobe e dispara

mas o coração não para

o coração continua

 

esses livros envelhecem

nossos ídolos derretem

as paixões muito prometem

mas bem rapidinho esquecem

os corpos se esmorecem

a alma se tumultua

em vez de afundar, flutua

em vez de ajuntar, separa

mas o coração não para

o coração continua

 

a conta se esvazia

minha esperança míngua

a palavra queima a língua

ler me dá claustrofobia

relacionamento esfria

a plateia evacua

a solidão se insinua

um sorriso é coisa rara

mas o coração não para

o coração continua

 

a chama quase que apaga

o copo quase que vira

verdade é quase mentira

não se ouve Lady Gaga

a novidade se estraga

o sonho se extenua

a morte quer que conclua

e a vida já se prepara

mas o coração não para

o coração continua

 

no açúcar deu formiga

o leite fresco azedou

o caldo já entornou

parceria vira intriga

é fome que me castiga

é unha que me tatua

o desejo desvirtua

a ferida nunca sara

mas o coração não para

o coração continua

 

se apagou a estrela Dalva

acende a luz de emergência

declarou-se a dependência

deixaram a floresta calva

pouquinha coisa se salva

no reino da falcatrua

o desgosto se acentua

tora a corda da guitarra

mas o coração não para

o coração continua

 

por mais que falte alegria

e por mais que torçam contra

por mais que a barata tonta

queira ser a minha guia

dentro dessa melodia

por mais que se desconstrua

e a minha voz fique nua

gritando feito uma arara

o meu coração não para

meu coração continua

 

 

Guga Limeira

 

 

 

 

 

 

José Brandão

Dois Poemas

 

 

Drummond

 

 

O poeta está de guarda.

Não é um cachorro, mas está de guarda.

As suas armas são muito frágeis, mas está de guarda.

É preciso salvar o homem, que não quer ser salvo.

É preciso salvar o mundo, ninguém sabe do quê.

Ninguém sabe, mas o pânico cresce no horizonte.

O pânico cresce no coração.

É um cogumelo e vai explodir.

A minha garganta sufoca.

Eu não tenho solução.

Estou de guarda na fronteira.

Estou de guarda, mas o perigo está dentro de mim mesmo.

Uma nuvem melancólica desenha o fim do mundo.

Eu sorrio com uma tristeza sem tamanho.

O meu latido nem se ouve.

Agasalho-me à sombra de Drummond

sabendo que toda poesia é impossível.

Estertoro.

Abro muito os olhos, abro desmesuradamente os olhos

a ponto de ver no horizonte uma formiguinha carregando

uma folha muito maior do que ela.

 

 

31 de outubro de 2020.

 

 

 

 

Poeta de sete faces

 

 

Quando nasci era janeiro,

por isso tenho duas faces.

Nunca sou o mesmo que sou:

às vezes vento, às vezes mar.

Não acredites no verão:

primavera, inverno ou outono

dançam com o mesmo delírio,

depois dormem o mesmo sono.

Sou poeta quando amo ou sofro,

porque o amor e a dor se completam.

Sou poeta e tenho duas faces

equilibradas na balança.

Sou poeta e tenho sete faces

que revelo e escondo no espelho.

Quem tem duas tem sete faces

conforme os jogos do desejo.

 

 

José Brandão

 

 

 

 

 

 

Leonardo Antunes

Carlos

 

 

I

 

 

quando eu nasci,

minha mãe chamou-me Carlos:

nome de poeta, ela dizia.

 

porém,

à exceção de minha avó,

que às vezes me chamava de Meu Carlos

(não Carlos simplesmente nome,

mas Carlos adjetivo,

sinônimo suspeito de tesouro),

em casa sempre fui Leonardo.

 

 

 

II

 

 

no primeiro ano do Colégio

— eterno trauma —

a professora fez-nos plaquetinhas,

cada uma com um nome.

 

peguei a de Leonardo,

que logo me acusou à professora

de ter-lhe arrebatado o nome.

 

já havia um Leonardo,

comunicou-me a mestra.

então,

pelos próximos dez anos,

seria Carlos.

 

 

 

III

 

 

mas na verdade não fui Carlos.

jamais fui Carlos,

nome de poeta:

fui Carlinhos,

nome de sambista ou traficante,

e fui Carlão,

o borracheiro.

 

mas, nesses dias frios,

inóspitos,

acordando cedo para trabalhar,

às vezes pensativo a mim me digo:

vai, Leonardo,

ser Carlos na vida!

 

 

Leonardo Antunes

 

 

 

 

 

 

Lívia Natália

Dois poemas

 

 

Quadrilha

 

 

Maria não amava João.

Apenas idolatrava seus pés escuros.

Quando João morreu,

assassinado pela PM,

Maria guardou todos os seus sapatos.

 

 

 

 

Em face dos últimos acontecimentos

 

 

29 de julho de 2019

 

 

Eu sei que não podemos nos calar,

mas há um tom a mais

que nos abafa o respiro.

Me encomendaram poemas sobre o que se passa,

e caminho pelas ruas açodadas

a me perguntar quando tudo isso

passa?

 

Os ombros do poeta sustentam o mundo,

mas quanto do mundo sobrará para amparar

os ombros fartos da poeta?

 

Não há palavras que se possa limpar e usar

para dizer do descompasso do tempo:

um tiro cravou-se fundo no peito —

no tempo em que um disparo bastava —

e lá estávamos, Chico Mendes, jazidos,

Índio Galdino, incendiados.

Candelária, entre a noite densa e a bainha da madrugada, destecidos.

Estávamos no Ônibus 174, no camburão justiceiro, asfixiados.

 

Hoje, uma bala no peito mal nos abre uma humilde vala.

Nosso algoz nos alveja 111, 80,

Nos atinge Vila Moisés, Cabula, Carandiru

e caímos.

 

Marcha sobre nós com seus pés de comer cintilâncias.

e não sobra uma estrela que diga

ainda haver poesia

nestes impossíveis dias.

 

(Disseram que chega um tempo em que não se diz mais: "meu Deus!"

Chegou o tempo em que podemos perguntar: há Deus?)

 

Nosso algoz nos tocaia em Marielles mil,

e miliciam a esperança que trazíamos no peito,

ele nos executa numa esquina

entre o medo

e a flama que carregávamos viva de desejo.

 

Há, no entanto, a força do sim.

E, como sempre,

sobrevivem, estilhaçadas,

sementes que nos prometem alguma primavera.

 

 

Lívia Natália

 

 

 

 

 

 

Magô Pool:

 

 

 

 

 

 

 

Magô Pool

 

 

 

 

 

 

Mar Becker:

 

 

tinha uma noite no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma noite

tinha uma noite e um homem

tinha uma pedra posta na boca de uma mulher, para calá-la

numa noite que

não tinha

fim, tinha uma

arma

e um estampido, surdo

- e não tinha mais

minha avó

 

 

Mar Becker 

 

 

 

 

 

 

Mário Alex Rosa

Livro da pedra

 

 

 

 

Mário Alex Rosa

 

 

 

 

 

 

 

Rita Santana:

 

 

Mas é do Mar a minha rudeza e meus afagos,

Vem da Baía do Pontal essa mania de inundação

Trazida naqueles pesadelos da infância, sempre com o meu Pai!

Uma impudência diante dos desafios.

Uma pegada itabirana nos meus versos, vem de Drummond!

Habito o Silêncio e a melodia das Sonatas,

Sinfonias permanentes movem meu corpo,

Minha Língua é atravessada pelo ritmo das Estrelas.

Não tenho hábitos de adaptação.

Sou das insanidades, do Desejo.

Frequento o voo das andorinhas e capto a perfeição,

O deslocamento entre morte, precipício e humor.

Aproprio-me do espanto, das agonias.

Hoje, sou também uma funcionária pública.

Ilhéus é apenas uma fotografia na parede.

Mas como dói!

 

 

Rita Santana

 

 

 

 

 

 

Rubens Jardim

No aniversário do poeta

 

 

Para Carlos Drummond de Andrade

 

 

O poeta faz 75 anos

e se esconde

dentro da vida

e dentro de um retrato.

Os jornais dizem:

não quer entrevistas,

fotografias,

perguntas.

Também não quer

voltar à Minas,

pois Minas já voltou

pra ele

com seus horizontes

crucificados,

seus píncaros serranos

e a selvagem intimidade

das pedras

por entre a verde brisa

irônica

 

O poeta faz 75 anos

e se esconde

dentro da vida

e dentro de um retrato.

Sai, é verdade,

para cumprir seu caminho

que vai da Lafaiete 60

até uma rua que está na memória

e poderá ser chamada

e percorrida

por qualquer homem

em qualquer dia

em qualquer parte.

O poeta faz 75 anos

e se esconde

dentro da vida

e dentro de um retrato.

Não está à margem,

nem elidido,

nem domado.

Está, sim, nas muitas faces

das coisas

que não ousamos compreender,

num certo modo de ver,

ou até no primeiro retrato

que vale para sempre.

 

O poeta faz 75 anos

e se esconde

dentro da vida

e dentro de um retrato.

Não está distante

de seu anjo torto,

nem próximo

de sua terra natal.

Está no mundo,

no vasto mundo de fala humana

que ele ajudou a construir

com verso múltiplo

e prosa enxuta.

 

 

Rubens Jardim

 

 

 

 

 

 

Se Poema Fosse Funk

Dois clássicos do MC DRUMÃO de Itabira

 

 

 

 

 

 

Se poema fosse funk

 

 

 

 

 

 

Silvana Guimarães

Dois poemas

 

 

colheita

 

 

acorda, sil

[o anjo disse]

é abril

 

seu ombro suporta

a tipoia e

há dores do mundo

 

amigos foram embora

foram embora as cadelas

nina branca & bibi

 

você perdeu o bonde

as chaves dinheiro prazos

a paciência e miu, a gata

 

[o amor tropeçou & fugiu]

 

acorda, sil

o anjo [de asas da panair]

sumiu

 

as todas

que você nunca foi

seguem dormindo

 

esta que está aí

quase desistindo

é você: antes do princípio

 

[depois do precipício]

 

 

 

 

auxílio emergencial

 

 

gosto de cozinhar em fogo brando:

foi a última coisa prudente que

disse a tia antes de se aventurar

para sempre na demência senil

 

avistei aí o que é a perda de sazão

a castidade da carne em brasa

o senso precário da posteridade

a memória das coisas sem nome

 

mas o som das papoulas no quintal

[quando a vida é inevitável

e chove por dentro] avisa-me:

outra flor nasceu no asfalto

 

espero a noite que antecede a alegria

nos meus cabelos: profecias

nas minhas margens: ventanias

tudo tão sim: tão sim: tão sim

 

 

Silvana Guimarães

 

 

 

 

 

 

["Confidência do Itabirano", por Drummond.

O poema está no grafite que estampa o rosto do poeta feito por Eduardo Cobra, em Itabira-MG, outubro de 2023]

 

 

 

 

 

outubro, 2023