Notas
 
 

1 Citado no artigo de Affonso Romano de Sant'Anna O Xeque Mate de Duchamp (publicado em seu livro Desconstruir Duchamp: arte na hora da revisão. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2003 p.72-75), a respeito do qual o presente texto é um comentário. Ali, Sant'Anna assinala a expressão em latim no sentido de usar "o mesmo insidioso veneno como remédio".

2 Ernesto de Fiori, Do bom e do mau gosto. In: O Estado de São Paulo, 11.12.1940.

3 LAUDANNA, Mayra. A pintura em Ernesto de Fiori. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição), p. 25-26.

4 Ernesto de Fiori, c. 1937. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição), p. 69.

5 KOSSOVITCH, Leon. A reflexão artística de Ernesto de Fiori. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição), p. 12.

6 KOSSOVITCH, idem, p. 13.

7 Nota do autor: apesar da equivalência entre os termos, o uso de "novartistas" é aqui utilizado para preservar o contexto da época como reforçar seu sentido qualificativo.

8 KOSSOVITCH, idem, p. 12.

8 KOSSOVITCH, idem, p. 15.

10 KOSSOVITCH, idem, p. 16.

11 Ernesto de Fiori. A pesquisa da arte. In: O Estado de São Paulo, 22.10.1941

12 O parademarsch ou "passo de parada", termo que foi chamado irreverentemente pelos franceses de "passo de ganso", representava para de Fiori uma síntese ideológica do nacional-socialismo alemão expresso corporalmente na disciplina da marcha militar.

13 Ernesto de Fiori. parademarsch. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição), p. 149.