|
Caramujos no Jardim, por Jacyntho Lins Brandão |
|
A Poesia Ainda: "Silenciário", de Sylvio Back, por Anelito de Oliveira |
|
"A Origem do Mundo" de Matheus Arcaro, Belo Exemplo da Atual Contística Brasileira, por Krishnamurti Góes dos Anjos |
|
A Menina que Aprendeu a Matar Centopeias e Outros Poemas, de Virgínia do Carmo: Algumas Notas de Leitura, por Francisco Saraiva Fino |
|
Povo
Guerreiro, Seu Canto Ouvi!, por Rozana Gastaldi Cominal |
|
Um
golpe pós-colonial do desejo. E seu depois., por Eduardo Jorge |
|
Estação
35, de Almir Zarfeg, por Edelvânio Pinheiro |
|
Mergulhando
nas Águas Afetivas da Infância, por Leonardo de Magalhaens |
|
Do
Gigantismo de Carmen Moreno à Liberdade no Ser e na Criação, por Luiz
Otávio Oliani |
|
Ando
Caindo Cada Vez Mais Leve, de Carla Andrade, por Luciana Barreto |
|
Tempo
de Atirar Pedras e Dançar, uma Coreografia para as Partes, de
Fernanda Marra |
|
Mácula,
de Mariana Basílio, por Silvia Schmidt |
|
O
Romance de Chico Lopes, A Ponte no Nevoeiro: Efeitos Sobre um
Leitor Quase Verdorense, por Claudemir Belintane |
|
Desdobramentos
Poéticos, por Krishnamurti Góes dos Anjos |
|
Cidades
Mortas e Outros Contos, de Monteiro Lobato, por Paulo Marçaioli |
|
O
Cético Selo, de Rodrigo Starling, por Almir Zarfeg |
|
Reflexões
Após a Leitura de A casa das aranhas, de Márcia Barbieri, por
Clayton de Souza |
|
Risca
Faca, Novo Livro de Ademir Assunção |
|
Uma
Leitura de Manual para Estilhaçar Vidraças, por Márcio Almeida |
|
A
Terra em Pandemia, de Aleilton Fonseca, por Almir Zarfeg |
|
Lirismo
entre o Ocidente e o Oriente, por Clayton de Souza |
|
Charges
Escritas, por Douglas Diegues |
|
Silenciário,
de Sylvio Back, por Carlos Adriano |
|
sopaporiki:
Uma Poesia Nova e "Amefricana", por Adrian'dos Delima |
|
Desgrandeza,
de Celso Kallarrari, por A. Zarfeg |
|
O
Impossível Ainda Existe, por Annita Costa Malufe |
|
O
Estilo é o Homem, por Clayton de Souza |
|
Só
a Mudança Permanece, por Francisco Saraiva Fino |
|
Pensar
a Partir do Coração, por Roberta Gasparotto |
|
Pretos
de Peleia,
de Renato Mattos Motta, por Sidnei Schneider |
|
Retrato
Familiar de Clara Nunes Revela Ética, Coragem e Sensibilidade Incomum,
por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
Poesiar
e as facetas de Marcos Hidemi, por Clayton de Souza |
|
O
peso de A episteme do efêmero, de Ricardo Leão, por Ranieri
Carli |
|
O
pensamento-arte de Traços, por Ronald Augusto |
|
Poemas
de Não Amor,
de Christian David, por Sidnei Schneider |
|
A
propósito dos 30 anos da publicação de Águas Selvagens, de
Wilmar Silva (Djami Sezostre), por Almir Zarfeg |
|
O
Poema Contínuo, por Contador Borges |
|
As
Transfusões do Afeto, por Francisco Saraiva Fino |
|
Os
Fios Intercalados da Tecedeira Beatriz, por João Morgado |
|
Um
Êxodo para o Cativeiro, por João Paulo Parisio |
|
Um
Livro de Força, por Manoel Ricardo de Lima |
|
A
Poesia de Alberto Bresciani, por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
KNK,
de Luís Filipe Sarmento: o Itinerário do Pássaro
— Metamorfose Poético-filosófica para a Liberdade —, por Beatriz H.
Ramos Amaral |
|
O
Rio que Submerge as Vidas, por Clayton de Souza |
|
Djami
Sezostre: Um Poeta Alquimista, por Krishnamurti Góes dos Anjos |
|
A
Nitidez das Coisas, de José Eduardo Degrazia, por Sidnei Schneider |
|
Tito
Leite: Aurora de Cedro, por Alexandre Kovacs |
|
Arte
e História na Literatura de João Morgado, por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
A
Trajetória Poética de Um Mestre, por Clayton de Souza |
|
A.
Zarfeg Escreve sobre Livro de Estreia de Erivan Santana na Poesia |
|
Sobre
Desenhos a Lápis, de Oleg Almeida, por Carlos Pessoa Rosa |
|
Redes
e Interlocuções na Instigante Poesia de Peixe Papiro, de
Beatriz H. Ramos Amaral, por Cecília Almeida Salles |
|
A
Casa das Marionetes (e Suas Articulações), por Clayton de Souza |
|
Adentrando
a Concha do Poeta, por Clayton de Souza |
|
A
Cor e a Textura da Realidade, por Clayton de Souza |
|
Notas
de Leitura: o "Sabor de Haikai", por Paulo Franchetti |
|
Um
Personagem Clandestino nos Poemínimos de Fernando Portela,
por Waldecy Tenório, |
|
Lirismo
e Narrativa, por Clayton de Souza |
|
Miscelânea
de Máscaras, por Clayton de Souza |
|
De
Rua e Sangas,
de Sidnei Schneider, por Lívia Petry Jahn |
|
Os
Fios do Anagrama, de Beatriz H. Ramos Amaral: Três Leituras
(Maria Cecília de Salles Freire César, Ronaldo Werneck, Carlos Ávila) |
|
Poemas
Baseados,
As Fissuras do Falso Plagiário, por Ronald Augusto |
|
Vagar
em Macau,
de José Antônio Silva, por Sidnei Schneider |
|
A
Realidade Enquanto Farsa, por Tadeu Sarmento |
|
Pequenos
Gestos de Humanidade, por Tadeu Sarmento |
|
Sanga,
Profunda e Lírica, a Experiência de Ler Pedro Carrano, por José Weis |
|
O
Cosmo e o Corpo, Distantes e Jungidos, por Ronald Augusto |
|
Amortalha,
Novo Livro de Matheus Arcaro, por Krishnamurti Góes dos Anjos |
|
Epigramas
para Corações Pétreos, por Marco Aurélio Cremasco |
|
Das
Duas Metamorfoses — a Mítica e a Cotidiana — em Começa em mar,
de Vanessa Maranha, por Alexandra Vieira de Almeida |
|
Algum
Tutano do Osso: Aspectos das Maravilhas Banais de Micheliny
Verunschk, por Miguel Jubé |
|
Sobre
a Dor dO Indizível Sentido do Amor, por Nic Cardeal |
|
Onde
Não Há Facilidade, por Ronald Augusto |
|
As
Letras Miúdas do Contrato de Eletrocardiodrama, por Sidnei
Schneider |
|
Digressões.
por André Luiz Pinto da Rocha |
|
Guayrá
de Todos Nós, por Nailor Marques |
|
Matéria
Nascente ou o Movimento de Escrever a Água, por Carla Carbatti |
|
Urubus
Pousam no Texto, por Alice Barreira |
|
Os
Pássaros, de Frank Baker, por Ana Luiza de Figueiredo Souza |
|
Sobre
Papoulas de Kandahar, por Celso Adolfo |
|
Ossama:
a Imaginação é a Mais Científica das Faculdades, por Jayro Schmidt |
|
A
Corrosão Reveladora de Histórias, por Luiz Gonzaga S. Neto |
|
Um
Balaço às Escuras, por Alberto Bresciani |
|
Antes
que a Poesia Vire Palavra: o Caos em Carla Carbatti, por
Fernando Rocha |
|
As
Cicatrizes de Eduardo Guimarães, por Marco Aurélio Cremasco |
|
Vogt-se,
por Marco Aurélio Cremasco |
|
Cada
um Morre por Si, de Hans Fallada, por Viviane de Santana Paulo |
|
O
Machado que Abriu o Mar Gelado: A Leitura de Ardiduras, de
Priscila Merizzio, por Bruno Ribeiro |
|
Carla
Diacov: À Contraluz do Poético, por Cândido Rolim |
|
A
Estalagem dos Trampolineiros:
A Atualidade de Um Mito, por Cynthia Agra de Brito Neves |
|
Arco
de Virar Réu:
A Cura pela Loucura, por Nelson de Oliveira |
|
Sozinho
no Deserto Extremo: da Solidão à Loucura, por Newton Cesar |
|
Typographo:
Um Outro Existe, por Ronald Augusto |
|
Só,
com Peixes,
de Adriane Garcia, por Sidnei Schneider |
|
A
Fala de Tantas Falas: Ricardo Primo Portugal e seu Eclipse Poético de
Apocalipses, por Zeh Gustavo |
|
Que
Eu é Esse?, por Krishnamurti Góes dos Anjos |
|
Como
Dizer Não, por Vinicius Varela |
|
Flora
de Insights Delicados, por Clayton de Souza |
|
O
Templo Absoluto de Eros, por Clayton de Souza |
|
O
Brasil Deve um Prêmio a Sérgio Fantini, por Tadeu Sarmento |
|
Impressões
quase Completas, por Célia Musilli |
|
Breve
Dicionário (Poético) do Boxe, por Lucas dos Passos |
|
Corpos
Furtivos: Imersão no Feminino, por Danielle Crepaldi Carvalho |
|
Muitas
Márcias, por Nelson de Oliveira |
|
Na
Encruzilhada de Um Transtornado Mundo, por Krishnamurti Góes
dos
Anjos |
|
Os
Portogalogramas
de A Face de Muitos
Rostos, por Ronald Augusto |
|
De
Onde Vem o Poema, por José Aloise Bahia |
|
Ogum's
Toques Negros: O Direito à Invenção, por Ronald Augusto |
|
Jorge
Fróes: A Força do Golpe que Não Toca, por Sidnei Schneider |
|
Vozes
& Recortes: Um Livro de Tere Tavares, por Krishnamurti Góes dos
Anjos |
|
Exclamações
e Sublinhados: A Poesia Olhante/Pensante de Cândido Rolim, por Eduardo
Sinkevisque |
|
O
Processo,
de
Franz Kafka: Um dos Maiores Romances do Século XX, por Matheus Arcaro |
|
Tensões
Pós-utópicas em Estado Crítico, por Cândido Rolim |
|
A
Desolação do Interior, por Clayton de Souza |
|
A
Patinha Deolinda,
de Elza A. Ramos Amaral — o Poder de Acreditar —, por Kyra
Piscitelli |
|
Memória,
Identidade e Desencanto na Literatura de Tadeu Sarmento, por Adriane
Garcia |
|
No
Coração da Boemia, por Clayton de Souza |
|
Nosso
Corpo de Festim, por Jorge Elias Neto |
|
Poesia
que Faz Coisas no Mundo, por Sidnei Schneider |
|
Conhecimento
e Reconhecimento em Sou Trezentos: Mário de Andrade Vida e
Obra, por Eduardo Sinkevisque |
|
Demônios
no Distrito Federal, por Ricardo Josua |
|
Entre
Precisão e Rigor: a Lupa de Luiz Cristiano de Andrade sobre a História
do Brasil (1630) de Frei Vicente do Salvador, por Eduardo
Sinkevisque |
|
O
Hábito, o Monge e a Playboy, por Clayton de Souza |
|
Reflexões
Acerca de um Lirismo Discreto e Ousado, por Silvana Guimarães |
|
Segredos
e Tragédias de uma Lírica Fatal, por Contador Borges |
|
A
Figuração às Escuras de Uma Denise, por Ronald Augusto |
|
Uma
Denise, por Manoel Herzog |
|
As
Caravanas de Carina Castro, por Beatriz Rodrigues Troncone |
|
O
Poeta Bibliotecário e a Invenção da Lírica em Deste Lugar, por Eduardo
Sinkevisque |
|
Uma
Só Imagem, por Renato Tardivo |
|
Um
Decifrador de Enigmas, por Adriano Eysen |
|
70
Poemas, de Ana Peluso - A Voz da Âncora no Tamanho do Mergulho, por
Beatriz H. Ramos Amaral |
|
A
Poesia no Centro do Tempo - Pequena Retrospectiva da Encenação, de João
Rasteiro, por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
A
Poética Rizomático-holográfica de Luís Serguilha ou da Inseminação
Impertinente do Impossível, por Fernando Segolin |
|
Determinismo
e Liberdade em Regina Mello, por Marcos Fabrício Lopes da Silva |
|
Expectrais
de Marcelo Ariel, por Carlos Pessoa Rosa |
|
Kalahari:
a Sede Sensacionista de Serguilha, por Jane Tutikian |
|
O
Rei e Eu, por Ademir Luiz |
|
O
Ritual dos Chrysântemos é a Estreia de Kallarrari na Prosa, por Valci
Vieira dos Santos |
|
Quem
é o Pai do Filho de Neusinha Brizola?, por Johann Heyss |
|
Rua
Direita, por Luiz Bras |
|
A
Fruta Dentro da Casca - Oleg Almeida e sua Antologia Cosmopolita, por
Rejane Machado |
|
O
Ponto da Ternura, por Márcio Seligmann-Silva |
|
O
Valor da Inutilidade, por Marcos Fabrício Lopes da Silva |
|
Ilhéu
- A Travessia Poética de Edson Cruz, por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
A
Exata Desmesura, por Cândido Rolim |
|
Aromas
de Fêmea: Um Livro de Erótica Delicadeza, por Valeria Lessa Mota |
|
Um
Rio Sempre Outro - o Tempo Prismático e a Plurissignificância das
Margens na Poesia de Ronaldo Werneck, por Beatriz H. Ramos Amaral |
|
De
Tudo a Nada, por Bianka de Andrade |
|
Livro
de Beatriz Amaral Ilumina a Trajetória e a Linguagem de Edgard Braga,
por Maria Cecília de Salles Freire César |
|
Quarta-feira
de Cinzas de Oleg Almeida, por Carlos Pessoa Rosa |
|
A
Poesia que Devora, por Célia Musilli |
|
O
Alfabeto Sagrado na Poesia de Leonor Scliar-Cabral: Grafemas, Elos e
Mosaicos, por Beatriz Amaral |
|
Onde
o Tempo Não Tem Vez, por Rosane Villela |
|
Um
Contraponto Viandante Sobre os Ditos e Não-Ditos Sentidos na Poesia
Inaugural de Daniela Delias, por Germano Xavier |
|
A
Multiplicação de Textos de Le Mot Juste, por Ronald Augusto |
|
Amor,
Inspiração Atemporal, por Cleberton Santos |
|
Poesia
Reunida Celebra 50 Anos de Trajetória Literária de Eunice Arruda, por
Beatriz Amaral |
|
Uma
Estreia em Grande Estilo, por Ronaldo Cagiano |
|
Universo
Mental Povoado por Seres Minúsculos, por Geraldo Lima |
|
Um
Tratado Quântico dos Abismos de Existir, por Neuzza Pinhero |
|
A
Poesia que Desafina o Coro dos Contentes, por Claudio Daniel |
|
Sobre
Arranjos de Pássaros e Flores, de Wilmar Silva |
|
O
Estranho no Corredor, por Vanessa Maranha |
|
Pedro
Maciel Entre as Sombras, por José Castello |
|
Como
Tatear o Silêncio, por Susanna Busato |
|
O
Olhar Poético de Augusto Rodrigues sobre Brasília, por Geraldo Lima |
|
A
Estirpe de Nelson, por Gustavo Rios |
|
O
Instante da Plenitude Impossível: A Estante Deslocada, de Rafael F.
Carvalho, por Acauam Oliveira |
|
Generosidade
e Sarcasmo na Narrativa de Fernando Marques, por Geraldo Lima |
|
Gyro
- A Poesia Viandante de Gustavo Arruda, por Beatriz Amaral |
|
Humano,
Muito Humano, e Angelical, por Marcelo Moraes Caetano |
|
No
Assoalho Duro: o Movimento da Escolha, por Denise Freitas |
|
Silvaredo,
por Wallace Armani |
|
Vertentes:
Uma das Melhores Coletâneas de Poemas dos Últimos Anos, por Rogério
Salgado |
|
A
Literatura como Fruto da Revolta, por José Aloise Bahia |
|
A
Essência da Curadoria, por José Aloise Bahia |
|
Biscoitos
Finos de Perfis e Entrevistas, por José Aloise Bahia |
|
A
Reinvenção da Ternura, por Telma Scherer |
|
Do
Artista Enquanto Liquidificador [ Ou Sobre um Livro que Escorre Entre
os Dedos ], por Daniel Lopes |
|
Lábios-espelhos,
Nova Lírica de Marize Castro, por Gilfrancisco |
|
A
Aventura do 'Odisseu' Oleg Almeida, por Paula Cajaty |
|
As
Palavras Contam Menos que os Acordes, por Ronald Augusto |
|
O
Simbolismo Bauhaus de Sob a Faca Giratória, por
Ronald Augusto |
|
Os
Pássaros de Maciel, por Bruna Galvão |
|
São
Para Você Estes Versos, por Ricardo Nonato A. de Abreu Silva |
|
Germinal:
a Arte Politizada enquanto Arte Crítica, por Leonardo de Magalhaens |
|
Um
Leite Muito Bem Derramado: Impressões de Leitura, por France Gripp |
|
A Era
dos Deuses (?), por Bruna G. Galvão |
|
Ousadia
da Reforma Agrolírica, por Leonardo de Magalhaens |
|
Uma
Breve Conversa Com a Poesia de Jovino Machado, por Mário Alex Rosa |
|
Zoologia
Poética de Eustáquio Gorgone em A Fortaleza de Feno, por Márcio Almeida |
|
Escritoras
Suicidas Usam Dedo de Moça para Provocar Orgasmo da Linguagem, por
Márcio Almeida |
|
Como
Deixei de Ser Deus, por Márcio Almeida |
|
UM:
Entre o Sagrado e o Profano, por Ronaldo Costa |
|
A
Luz Narrativa em Paisagens de Neve: A Trajetória de Rodolfo Konder, por
Beatriz Amaral |
|
O
Cinema Mental de Claudio Daniel, por André Dick |
|
Lavras,
Levas & Livros, por José Aloise Bahia |
|
Fadiga
e Violência em Certa Poesia Contemporânea: Uma Análise de Dois Livros
de Virna Teixeira, por André Dick |
|
Narrativas
Mínimas de Péricles Prade, por Jayro Schmidt |
|
Aventura
do Sentido, por Márcio Almeida |
|
Os
Contos de Lima Trindade, por Wladimir Cazé |
|
O
Gênio de Praga, por José Aloise Bahia |
|
Antonio
Lizárraga, Um Poeta Lacônico, por Berta Waldman |
|
Poesia
que Não se Esgota, por Rodrigo de Souza Leão |
|
The
Congo de Vachel Lindsay Agora em Português, por Ronald Augusto |
|
Em
Meio à Loucura, Uma Lúcida Metáfora, por Dilma Bittencourt |
|
Romance
A Mulher, o Homem e o Cão: Uma Neverland na Hiléia Amazônica, por Silas
Correa Leite |
|
Anu
em Pele de Serpente, por Anderson Fonseca |
|
Coleção
Beagá Perfis, por José Aloise Bahia |
|
New
York, New York, de Denny Yang, por Guillaume Azevedo de Saes |
|
A
Lenda do Mamaluco Voador, por Edmar Monteiro Filho |
|
Satori,
de Horácio Costa |
|
Três
Livros e Uma Revista, por José Aloise Bahia |
|
Abismos
de Uma Realidade Sem Saída, por José Aloise Bahia |
|
Este
Estranho Objeto do Desejo Vermelho de Suzana Vargas, por Rodrigo de
Souza Leão |
|
Intradoxos:
Cartografia da Busca, por Flávio Viegas Amoreira |
|
Máquina
Zero na Cabeça, por Ronald Augusto |
|
Palavra
& Coisa: a Arte da Memória, de Frances Yates, por Dirceu Villa |
|
Amazônia:
Falta Pouco, Mas Ainda Há Solução, por José Aloise Bahia |
|
Confraria
do Vento: Marco Transmoderno, por Flávio Viegas Amoreira |
|
Explicação
do Fato, por Márcio Almeida |
|
O
Pequeno Príncipe, por Rosane Villela |
|
Olhares
Atentos Para o Mundo que Transborda em Si, por Ítalo Puccini |
|
Sorte
Sua Ler Sortilégio, por Márcio Almeida |
|
A
Copista de Wilson Bueno, por Manoel Ricardo de Lima |
|
A
Inquietante Narrativa de Ronaldo Costa Fernandes, por Geraldo Lima |
|
Texto
Sentido, por André Ricardo Aguiar |
|
O
Eu na Noite: Uma Linguagem Poética, por Wagner Moreira |
|
Corações
Futuristas, por Risomar Fasanaro |
|
Os
Senhores de Gonçalo, por Manoel Ricardo de Lima |
|
Expressionismo
Alemão: A Exaltação da Poesia, por José Aloise Bahia |
|
Dezfaces:
Exemplo de Minas, por Márcio Almeida |
|
Poesia
Anti-proeza, por Cândido Rolim |
|
Volições,
de Yara Camillo, por Beatriz Bajo |
|
Amigo
é Coisa Pra se Mostrar em Livro, por Rodrigo de Souza Leão |
|
O
"Delirismo" e Outros "Ismos" em Rodrigo Garcia Lopes, por Rodrigo de
Souza Leão |
|
Qual
é a Graça?, por Manoel Ricardo de Lima |
|
Klévisson:
De Camelô Precoce a Autor de TV, por José Nêumanne |
|
Intradoxos,
Poesia Cinética, por José Aloise Bahia |
|
Demolição
do Senso Comum, por Leonardo Martinelli |
|
Rolim,
Um Filosoeta, por Márcio Almeida |
|
Estilhaços
no Lago de Púrpura: Uma Leitura Teriomórfica, por Márcio Almeida |
|
Kislansky,
Ou O Silêncio Em Meio Ao Ruído, por Dirceu Villa |
|
Cantar
de Amigo, por Leonardo Fróes |
|
Quem
Tem Medo de Olga Savary?, por Rodrigo de Souza Leão |
|
A
Chegada de D'Artagnan, por Moacyr Godoy Moreira |
|
Atlas
do Romance Europeu, por Claudinei Vieira |
|
Um
Autor Fundamental, por André Seffrin |
|
(Ascânio
Lopes) Contemplar a Palavra, por Whisner Fraga |
|
Livro
que Provoca, por Adécio de Souza Cruz |
|
Túnel
do Tempo: Cheio de Marcas, por José Aloise Bahia |
|
Mulher
com Avestruz e Tudo o Mais que Tem Direito, por Rodrigo de Souza Leão |
|
O Discurso da
Difamação da Poeta, por José Aloise Bahia |
|
Nicolas Behr e as
Pompas do Poder, por Leonardo Fróes |
|
Uma Vez Humano
Sempre Acrobata, por Carlito Azevedo |
|
Correio em seco:
Ricardo Domeneck e a poesia de Carta aos Anfíbios, por Pádua Fernandes |
|
A Poesia e o
Teatro de T. S. Eliot, por Leonardo Fróes |
|
Sem medo de
Virginia Woolf, por Ivo Barroso |
|
A Poesia Cantada
de Ademir Assunção: Letras Faladas?, por Cláudio Portella |
|
Rebojo — Ventando
Contra, por Ademir Demarchi |
|
Uma Avalanche de
Poesia, por Rodrigo de Souza Leão |
|
Divagações Sobre o
Círculo, por Nelson de Oliveira |
|
A Literatura
Mostra o Barco da Ordem, à Deriva, por José Nêumanne |
|
Na Poesia de
Marina Colasanti a Força da Delicadeza, por José Nêumanne |
|
A Rebelião da
Poesia, por Rodrigo de Souza Leão |
|
O Baralho da
Cecília, por Ildásio Tavares |
|
Memórias de
Família, por Wilson Martins |
|
Uma Subtil Forma
de Cuidado, por Francisco Saraiva Fino |
|
Entre
Aurora e Meio-Dia, a Poesia de Mário Faustino, por Joaquim Branco |
|
Poesia Como Ponto
em Fuga, por Fabrício Carpinejar |
|
Um Endereço Para
Voltar, por Fabrício Carpinejar |
|
Por Uma Nova
Poética da Brevidade, por Denilson Lopes
|
|
O Poeta da
Totalidade, por Rodrigo Petronio |