Zabumba: não sei de que se trata, embora minha cartilha de pré-primário estampasse a estrepitosa palavra em caixa alta quando chegamos ao estudo da letra Z.

 

Zeitgeist: [al.] "espírito de época". Descoberto no romantismo, esse fantasma implica que uma época por vezes leva pessoas, em diferentes lugares e de culturas diferentes, a pensar ou fazer coisas mui semelhantes. Por quê? Me escapa. Como é mesmo aquela citação de Hamlet sobre haver "mais coisas entre o céu e a terra"?

 

Zênite: modo poético e de muita finura para se dizer "o auge", e soa bem aplicado a parnasianos: esse foi o zênite da carreira de Alberto de Oliveira.

 

Zodíaco: obviamente, desprezamos essas velhas crendices, mas a verdade é que elas funcionam; forneceu imaginação para as estrelas; o último misticismo a aparecer diariamente nos jornais, com gente paga para desempenhar tal finalidade.

 

Zoeira: escarnecimento. Como "escarnecer" tinha uma etimologia cruel e aos poucos a ironia e suas sutilezas desapareceram do convívio humano, ficou-se com uma palavra que quer dizer simplesmente "ruído".

 

Zoroastrismo: não posso dizer nada. É apenas para iniciados.

 

março, 2008