Cavalo de Troia

Da dor fez palavras. Congelada chaga em fingidas páginas. O infeliz, ao abrir o livro, sedento por antídoto, não mais escapa ao inexorável abismo.

 

 

 

Felicidade clandestina

 

Primeiro encontro, inesquecível. Opondo-se às amigas, passa escondida e afobada às estantes. Acuada, cola-o ao peito. De sôfrega a corada, exala o aroma da eterna descoberta.

 

 

 

Hipocondríaco

 

Só havia um remédio: suicidou-se.

 

 

 

Fé no amor

 

Num passe, baixou-lhe um espírito sinistro: o amante da mulher. Fez revelações assombrosas e únicas. Cético, largou a mediunidade.

 

 

 

Dia da caça

Parado, ou eu atiro.
Pobre Cupido, não imaginava ser Hermes aquele homem transvestido.

 

 

 

Passagem

Dois olhos se apagam na terra. Brilha nova estrela no céu.

 

 

 

Grande Cartada

 

Amapola descobriu os dentes de ouro da avó. Numa jogada de mestre, cobriu sua dívida de pó. Mês que vem estuda abrir o túmulo do avô.

 

 

 

ABC

 

Desejo de infância. No órfão vagar pelas agruras do destino, tropeça num surrado dicionário, obsoleto e desprovido do V. Atroz sina, nunca conceber o sentido da palavra vida.

 

 

 

Quase quixotesco

 

À noite, picava lençóis. Vencia, a bengaladas, o ventilador. Franzino, guardado pela sobrinha, Alonso amava novelas de cavalaria. Só não amaria uma Dulcineia. Odiava analogias.

 

 

 

Luar sem pouso

 

Nas temerosas noites de inverno, se envolvia em papelões e desprezados jornais. Tão branca, deitada naquela atmosfera negra e fria da calçada, fazia de ninho o colo do menino.

 

 

 

Multifuncional

 

Na identidade, masculino. No jeito de ser, feminino. No trabalho, o que o cliente pedisse.

 

 

 

[Poemas e imagem do livro Agonias ilustradas, 2012]

 

 

 

 

 

 

 

Jeferson Bandeira (Curitiba/PR, 1980). Professor de português e espanhol, escritor e poeta. Já trilhou o campo da poesia e agora se arrisca no universo da micronarrativa. Toda a sua produção literária se deu de forma independente, sem contar que as vendas e divulgações sempre ocorreram por meio do boca a boca e da mochila com livros nas costas. Tem um ideal e um sonho, e vive-os intensamente. Entre suas produções estão: Ironia fugaz (2006), Dose mínima [dis]tensão máxima (2009), A relva dita a cor das nuvens (2011) e Agonias ilustradas (2012). É sócio-fundador da Biblioteca Comunitária Sociedade Alternativa em Campo Largo.