UM
TERÇO
Como sempre, às onze ele parou o que estava
fazendo. Não era nada
importante: ao procurar a certidão de casamento entre guardados antigos,
achou fotos que não via há muito tempo. Foi preparar o
almoço.
Acomodou tudo ao lado do telefone e foi para a cozinha.
Conferiu as sobras da geladeira: um pote de arroz, dois bifes duros e meia
jarra de suco; no congelador, o feijão.
Teria
que fazer arroz, algo verde e mais um bife.
Constatou:
não tinha mais carne e só umas três folhas murchas de
alface.
No
armário achou uma lata de legumes, que poderia compor com a alface; do
lanche do filho roubou um hambúrguer.
Lavou
o arroz e pôs para secar na janela.
Foi
até a sala. Estava na hora do programa de música clássica. Assim que ligou
o rádio, o telefone tocou.
Alô?
Oi, mãe. Tudo certo, mamãe. Não, eu estou bem. Eu vou daqui a pouco. Vou
almoçar primeiro, mamãe. Não se preocupe, eu estou bem. É, eu sei que ele
tomou todas as providências. Não, não resmunguei nada não. Tá, mamãe,
depois eu pago ele. É, a funerária aceita cartão de crédito. Tudo bem, eu
passo aí pra te pegar. Não, mamãe, não vou me atrasar. Uma hora, mais ou
menos, tá bom? Até logo, mamãe, um beijo pra senhora
também.
Perto do telefone a foto do último passeio que fizeram
juntos: o mar e o céu azuis ao fundo; descalços, os três faziam caretas, a
areia branca muito quente, um casal de velhos atrás e uma bola colorida no
ar, quase acima de sua cabeça. Ele ainda se lembra da garota lourinha que
brincava com seu filho. O rapaz do quiosque fez a
foto.
Não ouviu de quem era a primeira peça. Apesar de gostar
de clássicos, não sabia identificar os compositores. Exceto pelos temas
mais conhecidos, para ele era tudo a mesma coisa, e ele gostava
disso.
De
novo na cozinha, começou a sequência automática de fazer o almoço: feijão
descongelando no microondas, panela de pedra no fogão com azeite e alho, a
alface no vinagre; abrir a seleta, fritar o arroz, refogar o feijão, assar
o hambúrguer...
A
música para e ele corre para a sala, atento ao locutor. Um especial de
Schumann, muito bem. Sente vontade de fumar e acha um único cigarro dela
num maço escondido no fundo da gaveta. Sente um aperto no peito ao lembrar
que ela havia parado de fumar pela milésima vez antes da viagem.
Da
janela do quinto andar pode ver outras ruas e acha que o bairro está muito
quieto, silencioso demais.
A música recomeça e ele aumenta o volume. Apaga o
cigarro na pia e se prepara para terminar o almoço: a segunda água do
arroz, amassar o feijão, checar o hambúrguer e esquentar os bifes, montar
a salada, pôr a mesa...
A
última peça é um solo de piano: "Erinnerung, In memory. Agora são onze
e cinquenta e sete". O almoço está pronto. Ele se senta na sua
cadeira, esperando, e nota que o céu está nublado. Teme que chova no fim
da tarde. Seria péssimo isso. Ainda tem vontade de fumar, mas sabe que não
há mais cigarros na casa. Talvez mais tarde, no
velório.
Sabe
que nada disso adianta.
Por
isso guarda dois dos pratos, o arroz e o feijão; acha um miojo e põe água
para ferver; liga a tevê para ver se o jornal de meio-dia dá alguma coisa.
Apesar de ter bebido antes de pegar a estrada, sempre vai colocar a culpa
no menino, que pulou no seu pescoço numa curva acentuada à
direita.
A
GUERRA DA CULTURA
Aos treze
dias do mês de maio, reuniram-se diversos membros desta comunidade no
Salão Paroquial (cujo ventilador continua quebrado), para preparar nossa
participação na 1ª Conferência Municipal de Cultura. Às 14 horas, o quorum
era de oito pessoas (e a temperatura, de 45 graus), com as quais o senhor
Antero da Mercearia, vulgo Zé Antero, presidente da Associação
Comunitária, decidiu iniciar a assembleia, no que foi prontamente
contestado pelo senhor Moacir Lages, vulgo professor Moacir, que
alegou:
— Assembleia
democrática tem que ter número ímpar de pessoas.
Zé Antero
parecia que ia protestar, mas quando prof. Moacir falou "democrá", todos
murmuraram:
— Sim, isso
mesmo, é por aí.
Portanto, a
conversa só começou mesmo lá pelas 2 e 40, porque às 2 e 15 chegaram mais
duas pessoas (Dilson e Mandú, os italianos), o que manteve a paridade de
presentes. Só quando o pastor Laurindo chegou é que deu certo.
Zé Antero
abriu os trabalhos dizendo que:
— A cidadania
democrática e cultural contribui para a superação de desigualdades, para o
reconhecimento das diferenças reais existentes entre os sujeitos em suas
dimensões social e cultural. Os seres sociais são sujeitos concretos,
entrelaçados em redes de relações, em projetos coletivos.
Dona Janyr, a
simpática Titia, comentou com Maria Luiza (que não estava usando a
pulseirinha que lhe dei):
— Não entendi
patavinas —, mas algumas pessoas até aplaudiram, inclusive ela.
O prof.
Moacir contestou, como sempre, falando de pé (e soltando perdigotos na
careca de Mané Poeta):
— Entretanto,
avaliações sobre esse mecanismo evidenciaram uma série de distorções,
particularmente a falta de equidade na captação e distribuição de recursos
públicos. Essa distorção manifesta-se de diversas formas (neste momento
Rodriguinho arrastou a cadeira e se levantou, dando a impressão de que
discordava, mas parou na porta e acendeu um cigarro. O prof. continuou):
há concentração regional dos investimentos, os maiores contribuintes de
impostos açambarcam a maioria dos patrocínios e os empreendedores mais
profissionalizados e organizados obtêm a maior parte dos recursos.
Ninguém
aplaudiu, o Salão estava quente que parecia um
forno.
O doutor
Petrúcio, mais conhecido como Doc-puxa, porque é o maior puxa-saco do
prefeito, pediu a palavra daquele jeito todo empolado e disse:
— O Estado
garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às
fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a
difusão das manifestações culturais!
Mané Poeta
ironizou:
— O estado ou
a prefeitura, Doc?
Todo mundo
riu, mas Doc-puxa cortou com um grito histérico:
— O ESTADO
PROTEGERÁ AS MANIFESTAÇÕES DAS CULTURAS POPULARES, INDÍGENAS E
AFROBRASILEIRAS, E AS DE OUTROS GRUPOS PARTICIPANTES DO PROCESSO
CIVILIZATÓRIO NACIONAL!
Voltando pro
seu lugar, Rodriguinho falou, olhando bem nos olhos de Zé Antero:
— A gente
devia era construir um Relógio Cósmico-ecológico.
Com ar
irônico, Zé Antero perguntou se o senhor Kalil não tinha nada pra falar.
Este levantou-se e disse que não era porque seu filho tinha tido essa
idéia brilhante, mas ele achava que:
— O universo
das atividades culturais é muito grande. Dentro do que se costuma
considerar como setor cultural se encontram distintos tipos de atividades
culturais, desde expressões de folclore e da cultura popular, até a
cultura midiática, passando pelas manifestações da cultura da elite ou das
belas-artes e do patrimônio.
Mandú e
Dilson falaram quase ao mesmo tempo:
— Ma non è
vero?
Ninguém
ligou, porque eles falam isso toda hora, sobre qualquer
assunto.
Maria Luiza
(sem sutiã, a danada!), que não é de falar muito, porque se acha muito
intelectual, resolveu dar o ar da graça:
— Um dos grandes desafios da gestão pública da cultura
e da avaliação das ações implementadas diz respeito à relatividade de seus
objetivos e à multiplicidade de efeitos buscados ou por ela alcançados. As
ações públicas têm que ter fundamentos, uma coerência entre o que se diz
buscar e o que se faz de concreto para tanto.
(Ô neguinha metida!) Titia, que já não está entendendo
mesmo muita coisa, olhou pra ela com cara de espanto.
Quando Zé Antero ia pegar o microfone, Catifu botou a
cara na porta e gritou:
— Ôu! Ôu! Alguém viu Jurema por
aí?
Quase todos disseram coisas como:
— Não! Vai trabalhar! Isso é hora? Nós tamo ocupado
etc.
Jurema é a mula dele. Quando ele bebe muito, ela some,
impressionante, mas eles sempre se reencontram.
Mané Poeta,
que se acha muito comunista só porque sempre defende Catifu, começou a
falar sem pedir a palavra:
— Na questão
cultural, vivemos um momento em que a grande mídia, principalmente as
televisões e rádios balizam os gostos e as modas culturais. Basta uma
atriz de novela exibir uma joia extravagante para em poucas semanas virar
moda nacional, ou um programa de auditório sensacionalista promover um
novo grupo musical para no dia seguinte tocar demasiado nas rádios e
vender dezenas de milhares de cópias. Enquanto isso, o lazer cotidiano da
população carente é na mesa do boteco ou na frente da televisão. Muitas
vezes o impeditivo financeiro inviabiliza a curiosidade artística dos mais
populares.
Titia
aplaudiu com entusiasmo, mas só porque ouviu as palavras novela e
televisão.
Sentindo que
o clima poderia esquentar, prof. Moacir cochichou alguma coisa no ouvido
de Zé Antero (eles brigam na frente dos outros, mas são assim, ó,
conchavados) que falou que ia encerrar a reunião, que ia sistematizar tudo
e depois passaria pra todos darem o "de acordo" e
finalizou:
— É
necessário, pois, assumirmos a comunicação e a cultura como campos
preferenciais de uma guerra política estratégica.
Quando ele já
ia saindo com aquela cara de dever cumprido, o pastor Laurindo se
levantou, fechou os olhos e gaguejou, consternado:
— O que
aconteceu com Vítor me abalou, pois há pouco mais de três meses, ele se
suicidou. Suas obras estão espalhadas por inúmeros países europeus, na
América do Norte e na Ásia. O que teria levado esse grande pintor ao
desespero culminando com o ato extremo? Teria sido o abandono?
Enquanto ele
falava, as pessoas foram saindo de fininho. Ao notar que só eu estava
ouvindo, me olhou com tristeza:
— Como dizem
os italianos: non è vero?
Eu fiz de
conta que não era comigo. Faço de bobo pra sobreviver: esses "líderes
comunitários" ficam politicando no bairro, mas querem mesmo é arrumar um
empreguinho na Câmara, na Prefeitura... Botei o livro de atas no sovaco,
catei a bola embaixo do banco e piquei a mula pro campinho: domingo é o
dia que Luizinha vai me ver jogar.
Nota do
autor: As falas desses personagens foram retiradas de documentos
apresentados na 1ª Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG,
nov/2005)
PRAIA DA
ESTAÇÃO
Ní réabhlóid
ach focal. Porque o
prefeito proibiu manifestações culturais na praça. Porque a praça sempre
foi ocupada pelo povo. Comícios, shows, cultos, missas, festas, festivais.
Do povo. Nunca baile de gala, casamento, formatura, reunião dos diretores
lojistas. Forró, rock, axé, pagode, samba. Revolisyon se pa sèlman yon mo.
Então teria sol sábado. Então pela rede invisível de contatos. Telefone,
bilhete, carta, boca a boca. Uma praia no asfalto. Um decreto ficam proibidas que nada! A praça
é do povo vamo lá. Biquínis,
maiôs, boias, calções, esteiras. Toalhas, crianças, alegria, música. επανάσταση δεν είναι απλά μια
λέξη. Mas o prefeito desligou a fonte de água. E o sol lá. Nada que
interrompa o movimento. Uma vaquinha, há quanto tempo. Caminhão pipa. Os
fotógrafos aproveitam. Ainda mais intensa a alegria. Революция это не просто слова. A polícia
sempre alerta. A guarda municipal, a guarda estadual, a guarda federal, a
guarda florestal, a guarda internacional, a guarda de fronteira, a guarda
de mentirinha. A tevê. Revolució no
és només una paraula. Corre, pega! Aquele casal ali. Aquela bicha
seminua. Aquela gostosa também. Em cima do monumento. Ali, correndo com o
pau balançando. A outra, que bunda. Vai, anda, pega. Que criancinha nada,
tem mais de dez anos, aposto. Révolution n'est pas un vain mot.
Fazia tempo que ela não o via. Agora de novo, falando pro povo. Dando a
cara a tapa. Ainda um gato, já grisalho, meio calvo. Olhares. Desde o
tempo da faculdade. Saudade que se mata. Beijos, tesão. Rivoluzione non è solo una parola. O pipoqueiro
está feliz. Os caras do isopor estão felizes. Os donos dos bares estão
felizes. A empresa do caminhão pipa está feliz. As pessoas estão felizes.
O movimento está feliz. A cidade está feliz. O prefeito. Revolution is not just a word.
Sábado que vem. Todos os sábados. Ampliar, agregar, convidar, resistir,
transformar, renovar, participar. Fantasias, instrumentos musicais,
piquenique, mais água, mais gente, meus parentes, vovô, vovó, titia,
sobrinhos, netos, vizinhos. Revolução não é só uma
palavra.
"Não é em
expedição ao próprio umbigo que alguém conhece a si mesmo, mas na
complexa, multifacetada e muitas vezes inusitada relação com os outros à
sua volta, em um mundo cooperativamente construído que lhe exige a
problematização constante e também múltipla de sua própria
conduta". Leônidas
Dias de Faria
abril,
2013
Sérgio Fantini nasceu em Belo Horizonte/MG, onde reside. A partir de 1976, publicou zines e livros de poemas; realizou shows, exposições, recitais e performances. Tem textos nas seguintes antologias: Revista Literária da UFMG, Novos Contistas Mineiros (Mercado Aberto), Contos Jovens (Brasiliense), Belo Horizonte, a Cidade Escrita (ALMG/UFMG), Temporada de Poesia/Salto de Tigre (PBH), Mini-antologia da minipoesia brasileira (PorOra), Geração 90, manuscritos de computador (Boitempo), Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê), Contos Cruéis (Geração), Quartas histórias, contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Garamond), Cenas da favela — as melhores histórias da periferia brasileira (Geração/Ediouro), 35 maneiras de chegar a lugar nenhum (Bertrand Brasil), Capitu mandou flores — contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (Geração), Pitanga (Lisboa, Portugal), 90-00 — cuentos brasileños contemporáneos (Ediciones Copé, Peru, 2009 e Universidad Veracruzana, México, 2012 ), Como se não houvesse amanhã — 20 contos baseados em canções da Legião Urbana (Record), Rock Book — contos da era da guitarra (Prumo), Coletivo 21 (Autêntica), Aos pés das letras (Annablume), Poema de mil faces. Publicou os livros Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes (Dubolso), Coleta Seletiva (Ciência do Acidente), A ponto de explodir, Camping Pop (Yiyi Jambo, Paraguai), Silas (Jovens Escribas) e A Baleia Conceição (Formato/Saraiva). Bloga em sergiofantini.blogspot.com.br. Mais Sérgio
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