1
Citado
no artigo de Affonso Romano de Sant'Anna O Xeque Mate de Duchamp (publicado
em seu livro Desconstruir Duchamp: arte na hora da revisão.
Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2003 p.72-75), a respeito do qual
o presente texto é um comentário. Ali, Sant'Anna assinala
a expressão em latim no sentido de usar "o mesmo insidioso
veneno como remédio".
2
Ernesto de Fiori, Do bom e do mau gosto. In: O Estado de São
Paulo, 11.12.1940.
3
LAUDANNA, Mayra. A pintura em Ernesto de Fiori. In: Ernesto
de Fiori: uma retrospectiva. São Paulo: Pinacoteca
do Estado, 1997 (Catálogo de exposição), p. 25-26.
4
Ernesto de Fiori, c. 1937. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva.
São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição),
p. 69.
5
KOSSOVITCH, Leon. A reflexão artística de Ernesto de
Fiori. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva. São
Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição),
p. 12.
6
KOSSOVITCH, idem, p. 13.
7
Nota do autor: apesar da equivalência entre os termos, o uso
de "novartistas" é aqui utilizado para preservar
o contexto da época como reforçar seu sentido qualificativo.
8
KOSSOVITCH, idem, p. 12.
8
KOSSOVITCH, idem, p. 15.
10
KOSSOVITCH, idem, p. 16.
11
Ernesto de Fiori. A pesquisa da arte. In: O Estado de São
Paulo, 22.10.1941
12
O parademarsch ou "passo de parada", termo que foi chamado
irreverentemente pelos franceses de "passo de ganso", representava
para de Fiori uma síntese ideológica do nacional-socialismo
alemão expresso corporalmente na disciplina da marcha militar.
13 Ernesto de Fiori.
parademarsch. In: Ernesto de Fiori: uma retrospectiva.
São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1997 (Catálogo de exposição),
p. 149.