©nicholas pitt
 
 
 
 
 
 
 

 

Há certos saudosismos doentis que insistimos em cultivar uma vez longe de casa. O gastronômico, fatalmente, é um deles. Afinal, qual o problema em se descobrir a riqueza da culinária local?

 

Sempre fui partidário da integração — observadas porém  as restrições que  vegetarianismo impõe. Nada mais indigesto e deselegante à mesa do que gente que vive elogiando a comida da sua terra, como se fosse única e superior. Embora pense assim, dificilmente passo um semana sem visitar algum restaurante "indiano", quando fora da Índia. Selecionei, então, três deles em São Paulo, que recomendo e aprovo.


 

Gopala Prasada

 

De propriedade de devotos hare krsna, famosos por sua boa comida, este lacto-vegetariano não pode ser considerado um indiano legítimo, apesar de toda a influência que sofre. Muitos paulistanos que o freqüentam se enganam achando que comeram a típica comida indiana. Abriu recentemente uma filial na mesma calçada, dado o sucesso de seus temperos. O serviço às vezes é um pouco lento, há filas e as atendentes poderiam ser mais simpáticas. Ponto positivo para a opção de  almofadas no chão, para os pratos e copos de metal (como na Índia) e para a música, indiana e correta.


 

Tandoor

 

Os donos são um casal de Mumbai e o chef também é indiano. Tradicional e típico, tem os melhores gulab (doce) de São Paulo. No almoço, serve um buffet executivo — apimentado, para os padrões ocidentais — com dois pratos não vegetarianos e outros quatro ou cinco vegetarianos, além de nan (pão) e sobremesa à vontade. À noite, porém, os preços são bem mais salgados.

 

Não se assuste com o tratamento tosco dos garçons — uma vez seus amigos, demonstram profunda simpatia. Vez ou outra se ouvem sucessos de Bollywood (moderna cinematografia indiana) e daí fica impossível manter os pés e ombros no lugar.


 

Puri

 

Inaugurado no final do ano passado, esta feliz combinação de bar e restaurante (lacto-vegetariano) é uma das melhores surpresas no final do corredor que o separa da avenida Augusta. A excelente equipe da cozinha prepara os pratos criados pelo chefe Thiago Marini que, enquanto estudava design gráfico e era DJ em Londres, trabalhou em restaurantes de indianos por cinco anos. Vegetariano convicto, tem dois sócios, um dos quais é também DJ e prepara os sets das músicas que criam o clima de balada descolada.

 

Há mesas cobertas e ao ar livre. O ambiente tem um quê de pub, algo que o Sattva (outro restaurante vegetariano) tentou oferecer durante muito tempo e não conseguiu. O som às vezes é um pouco alto, vá preparado.

 

A comida nos brinda com o esmero religioso dos devotos, e alguns pratos do dia têm a apresentação típica das oferendas hindus mais refinadas. As porções são generosas e os preços acessíveis. Logo se entende o porquê de o guloso Ganesha, o primeiro a nos saudar, ser o anfitrião do local.

 

 


Serviço

 

Gopala Prasada
Rua Antonio Carlos, 413 e 429 - Cerqueira César
Tels.: (11) 3289-1911 | 3283-3867

 

Tandoor

Rua Rafael de Barros , 408 - Paraíso
Tel.: (11) 3885-9470 

      

Puri
Rua Augusta, 2052 - Jardins
Tel.: (11) 3062-4429

 

 

 

março, 2006
 
 

panditgaram@yahoo.com.br