Nada apagaria aquela sensação de água evaporando-se do olho do peixe. A consciência do erro, outrora ausente, revelava-se. Carne de joelho magoado na fricção do asfalto. Não deveria ter aceitado o convite.

 

A janela olhando para o céu, para o mar, para nada. Choveria, ali uma lágrima, se não resistisse, querendo parecer montanha de ferro, alma de ferro, soluço soprado para o alto. O escritor não era boa bisca, alertaram, ela não acreditou.


Na mesa do escritório, a pilha de oitavados coloridos. Vermelho, amores difíceis. Amarelo, em conquista. Verde, prontas para amar. Sentiu-se em perigo. Continuar a travessia? Sentiu-se cilada. Embaralhou os papeizinhos antes que ele chegasse. Um a um, buscou mecanicamente o nome dela. Ali estava. Descobriu-se pior que ele. Saiu do escritório.


Na sala, um Debussy digitalizado acenava com acordes dispersos. Logo, o escritor entraria por aquela porta corrediça. A rosa que traria, úmida, seria da mesma cor do lenço, ainda seco de pavor.

 

À distância, e entre as duas velas ainda apagadas, ela resolveu se vingar. Bebeu um gole profundo de mistério. Ao chegar, com a mão erguida para o ar, o escritor a encontrou sorrindo. O seio jazia sobre a mesa posta.

 

 

 

 

 

Não devo falar de misérias, porque tenho o que quero. E tenho mesmo! Mas já ouvi algum psicopata em fúria grunhir pela vida. Vida para ele era conseguir o absurdo, era fazer despencar o desejo no abismo da virtude. Muito, muito tempo depois alguém fantasiado de faraó se vangloriou pela pirâmide em construção, que ele, na verdade, jamais construíra. Tenho o que quero: um elefante azul e marinho, uma gravata de bronze e seda, um canguru branco (oferta de oswaldo júnior), um espelhinho para vampiros, um Gólgota sem mártir, um holocausto em miniatura, células do fígado de Prometeu, o chifre do unicórnio. E bem mais.

 

Na mesma mesa em que bebíamos néctar, ele sentou-se. Disse que haveria de criar no universo um clone, dizendo mais, alguém que seria sua imagem e semelhança. Não tenho certeza, mas acho que conseguiu coisa parecida. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Apenas um absurdo, nem tanta imagem, nem tanta semelhança. Uma miséria, dizem. Eu que não devo falar de misérias. Quis um buraco negro e ele me devorou, livrando-me de toda a sorte. Comigo, ainda,  o elefante. E neste enigma, a energia que me torna vivo, como se estivesse perdendo o interesse pela memória.

 

 

 

 

 

Vivíamos uma gravidade tão, que a vida parecia ser apenas um adereço na esmola do mundo. Pensávamos em pedra, ao mesmo tempo, e o pó se enchia de milagre dentro de nós. Se soprávamos, o hálito, construíamos dessa pedra um iceberg de nossos desejos. Dentro da água, os nossos segredos. À vista, apenas a grandiosidade do espetáculo que era o nosso amor. Se bebíamos os fluidos do sono, a verdade era a pechincha de um mistério, e só. Com as centelhas não brincávamos. Já éramos uma espécie de fogo profano. Nessas labaredas não destruíamos o mal, pelo contrário, aquecíamos até cinzas as marcas da nossa pele. E, assim, deixávamos o passado, dentro daquele presente tão grave.

 

Agora, porém, estamos mortos. E mortos não nos possuímos de luz. Mortos, restamos. Mesmo assim, continuamos sedentos. E de nossos túmulos, por uma estranha magia, talvez pela certeza eterna, continuamos a beber a nossa saliva para saciar a nossa sede de mortos.

 

 

 

 

 

No silêncio absurdo, o parque à distância: crianças não havia mais, noite. Desejo era sair por aí, gritar gestos socorros. Mas se assim agisse, os dedos e a garganta se entranhariam mais de silêncio. Não conseguia expressão, mudo... Olhar à lua...

(Estar só é um medo só)

Tinha pavor de cães, mas porque os criava, em matilha, nascidos do medo... E  gritar gestos socorros de nada adiantava para afugentá-los, se assim eles mais apareciam do nada, do medo.

Aí, Natanael saiu da igreja, alvo infortunado. O chapéu na mão. Abanando-o, tentou afugentar aqueles cães de artifício, de sacrifício. Foram tantos...

Ele correu, os cães doaram-se ao medo. Natanael foi seguido até o Parque do Cocó. Em círculos, a gangorra foi um diâmetro. Natanael, por pouco tempo, sentiu-se seguro, criança em colo de pai. Ele, que nem conhecera um... Mas logo os cães do medo cercaram Natanael.

(E quando se pensa em nunca transformar o medo em bichos de maior pavor, o acontecido se dá numa noite alta... Assim não era a felicidade... Quando criança até que se tenta reverter medos. Acontece de criar outros e imaginar e torná-los tridimensionais...)

Ali, por uns segundos, Natanael tentou compreender porque criara tantas cicatrizes de caninos na sua pele. A felicidade era muito estranha... os cães libertos do pavor...

O chapéu na mão, a gangorra, a lua. E Natanael foi um uivo imaginário na noite. No silêncio absurdo, o Parque... Natanael, sem desculpas, continuou sem entender a sua culpa e seu remorso.

A lua luava no céu...

 

 

 

 

 

Francisco. Abriu o olho com dificuldade. Uma sensação de faísca incendiou-lhe a retina. O outro olho foi apenado com o mesmo dolorido. Ele, porém, deixara de ser o estranho Kafka.

Um galo retardatário tratou de imaginar a madrugada e agrediu o que já era manhã. Francisco catou o senso dos que acordam de um pesadelo. Esfregou a mão nos olhos ardidos, dois hematomas. Espreguiçou-se e tentou se erguer. Até que, dessa vez, admitiu amarras ao longo do corpo, livres somente os braços. O óbvio era pensar que estaria preso ao beliche.

Refeitos os primeiros pensamentos, desentendeu-se com a situação. Francisco tentou arrancar indícios do dia anterior, nada. O galo cantou outra vez, aí ele desconheceu por completo o lugar. Lembrou-se de que há muito não ouvia galos. No entanto, como escutara um, tratou de emprestar ao instante a certeza de que uma manhã estava por chegar. Pensou que a eterna herança dos galos é anunciar o amanhecer...

As mãos ocultaram o rosto. Esfregaram-no. Esperou motivos. O quarto continuou escuro, nenhum rumor extraordinário. O galo se fora, enfastiara-se do seu canto, ou já era manhã, imaginou Francisco.

Então, uma porta se abriu na parede. Olhando mais detidamente, a própria parede se abrira. Uma luz amarela embebeu o chão. O silêncio era perfeito. Francisco começou a sentir medo, e a cabeça. Esperou.

Uma sombra, logo, foi escurecendo a mancha amarela do chão. Francisco permaneceu atento. Até que desmaiou, ao perceber a aproximação de um enorme galo carregando um estetoscópio...

E era ainda tarde. Francisco não percebera a sua mutação, nem o falso cantar de um galo. Talvez por não ser mais nem Gregório, nem um caixeiro-viajante. Quem era? Não sabia mais. Aquele galo transformara sua vida. Francisco batera na quina dela. Nunca mais seria o mesmo. Nem gente, nem bicho. No céu ou no inferno.

E as coisas, os bichos, a vida é que nunca deixam de ser tão iguais, pensaria se pudesse...

 

Isso é o fim? Ou o que existe ainda é trágico?

 

 

 

 

 

 

Enquanto o mundo lá fora abre as pernas para a penetração do gigante falo do caos, aqui dentro, neste quarto, besouros escapam das fotografias espalhadas sobre a cama.

 

(um rato nasce, neste instante, um bicho que nunca entenderá a lição;

a gravata do Pato Donald decepa a cabeça do publicitário; 

alguém, conscientemente, mastiga os próprios dedos, alheio a todas as castrações;

um buraco de janeiro solto na avenida engole o automóvel de placas cinzentas;

o barulho de corpos se acotovelam diante da enorme cratera cheia de vermes gigantes;

o diabo brinca de deus ou vice-versa)

 

Os  besouros, irrefletidamente, arrebentam-se contra meu rosto como se cometessem a morte imprevista no pára-brisa de um automóvel em velocidade. Eu nada faço, não posso mais, a não ser pensar, pensar no que a máquina agora escreve, guiada pelo suplício.

 

(lê-se, em algum lugar, o que Thomas de Quincey afirma: "as mínimas coisas do universo

podem ser segredos das maiores";

e indústrias desaceleram a produção de seres não-mutilados;

bancos deixam clientes do lado de fora por causa das caixas antropófagas;

o metrô de Fracaleza pára por duas horas imaginárias)

 

Meu rosto se faz maculoso, disforme. Mais obscurece a visão das fotografias estendidas sobre a cama. O que elas estariam dizendo? Querem dificultar a lembrança, materializando com besouros a morte da memória? 

 

 

 

 

 

(n.a.: contemas, pelo que os textos insistem em ser temas para contos, ou poemas em prosa — conto-poemas — ou, ainda, a menor parte estrutural do conto — recaída lingüística: cont-ema).

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Pieiro nasceu em Limoeiro do Norte (CE) e mora em Fortaleza (CE). É professor de Literatura, mestre em Literatura Brasileira (UFC), sócio-diretor da Letra & Música Comunicação Ltda e e co-editor da revista semestral caos portátil: um almanaque de contos, juntamente com Pedro Salgueiro.

 

Publicou Ofícios de desdita — novela (Fortaleza, edição do autor, 1987), Fragmentos de Panaplo — contemas (Fortaleza, edição do autor, 1989); O tange/dor — poemas (Fortaleza, edição do autor: 1991); Neverness — poemas (Fortaleza, Letra & Música, 1996); Galeria de murmúrios — ensaio (Fortaleza, Letra & Música, 1995);  Caos portátil — contos (Fortaleza, Letra & Música, 1999). 

 

Possui contos, crônicas, ensaios e resenhas publicados no jornal O Povo, de Fortaleza — do qual é articulista —, e em outras publicações nacionais e estrangeiras.

 

Integra as antologias Geração 90: manuscritos de computador (São Paulo, Boitempo, 2001), Geração 90: os transgressores (São Paulo, Boitempo, 2003), Os cem menores contos brasileiros do século (São Paulo, Ateliê, 2004), Antologia de contos cearenses (Fortaleza, FUNCET/Imprensa Universitária / UFC, 2004.

 

No prelo, Entropia com estatuetas e Lugaresmos.

(imagem de titi)