Nascido
na cidade de Salvador, na Bahia, e radicado em São
Paulo desde 1983, o escultor Israel Kislansky é formado
pela Faculdade Santa Marcelina, onde estudou com J. Van Acker
e Iole di Natale.
Inicialmente
trabalhando como pintor, dedica-se a partir de 1990 à
escultura, realizando, a partir de então, exposições,
prêmios e obra pública. Destacam-se entre esses,
a criação do troféu do Grande Prêmio
Ayrton Senna de Jornalismo (1998) e a obra Semear
(1996), instalada na praça Klaus Walter Zulauf, no
bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo. Em 1999,
é convidado a lecionar o curso de A Modelagem do
Corpo Humano no Mube (Museu Brasileiro de Escultura).
Desenvolvendo
uma didática própria, Israel passa a ser referencial
como Mestre na arte de Modelagem do Corpo Humano, e um difusor
da Arte Figurativa do Brasil.
Em
2000, passa a ministrar cursos em diversos Estados, entre
outros, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
Em 2002, inicia trabalhos em gravura em metal, freqüentando
o Ateliê de Iole di Natale. Em 2003, cria o Jornal
Kyslansky Atelier de Esculturas, publicação
semestral, de distribuição gratuita, com circulação
no Brasil e nos demais países de Língua Portuguesa
— que consiste numa tribuna livre, onde se discute a
arte em todos os níveis e de modo não-excludente,
afirmando a idéia de que aqueles que trabalham com
o suporte tradicional têm também o direito de
se mover —, estuda talha em madeira com Rubens Matuck
e expõe em Brasília, na Embaixada da Colômbia.
Não
poderíamos falar de Israel Kislansky, sem mencionar
seu Atelier de Escultura em São Paulo, onde devemos
sutilizar nossa percepção para vivenciar o espaço
e as obras do escultor. É como se entrássemos
numa outra realidade, onde o processo de criação
se dá num movimento contínuo de construção,
e abrange a impermanência das formas, cores e figuras.
O
Atelier, desde a sua concepção em 1997, atende
regularmente setenta alunos, entre eles, estudantes e profissionais,
os quais buscam no espaço um ambiente de aprimoramento
e desenvolvimento nas principais técnicas de esculturas
— Modelagem do Corpo Humano, Pedra, Cerâmica e
Madeira.
1983
Ingressa aos 17 anos na Faculdade Santa Marcelina (FASM),
São Paulo.
Participam de exposições, cursos e eventos:
I Encontro de Arte da FASM, II Semana de Arte da FASM, Exposição
síntese dos alunos da FASM.
1986
Participa da coletiva de Jovens Artistas Judeus, realizada
na Associação Brasileira "A Hebraica"
de São Paulo.
1987
Organiza a VI Semana de Arte da FASM; uma semana dedicada
à reflexão e ao aprofundamento do desenho. Durante
esta semana participa dos seguintes cursos:
Estrutura da Linguagem Gráfica — Prof. Cloude
Loriou
Desenho como base da forma figurativa — Prof. Van Acker
Reflexão sobre o desenho — Prof. Sérgio
Lima
Aspectos Técnicos do Desenho — Prof. Rubens Matuck
Freqüenta curso intitulado "Imagem como Conhecimento
Sensível", ministrado pelo Prof. Sérgio
Lima (artista plástico, poeta e teórico, responsável
pela primeira exposição do Movimento Surrealista
no Brasil).
1988
Inicia a formação em pintura, escultura e história
da arte sob orientação do artista plástico
José Antônio Van Acker. Estes cursos se estendem
até o final de 1990.
Estuda técnica de pintura a óleo com o pintor,
desenhista e gravador Rubens Matuck.
Em dezembro, obtém nota máxima, com distinção,
na apresentação de seu projeto de graduação
do Bacharelado de Artes Plásticas em pintura, abordando
o tema da escravidão no Brasil.
1989
Percorre por um mês várias cidades mineiras,
onde estuda o Barroco e o Rococó brasileiros. Esta
viagem culmina com a participação no "II
Congresso do Barroco no Brasil: Arquitetura e Artes Plásticas",
realizado em Ouro Preto, de 25 a 29 de setembro, com a participação
de German Bazin.
1992-94
Exposições individuais na galeria de arte da
Associação Brasileira "A Hebraica"
de São Paulo.
Trabalha como ilustrador para as editoras "Shalom",
revista "A Hebraica", editora "Vozes"
e fundação "Phitoervas".
1994
Exposição anexa à "Feira de Artes
e Antiguidades do Shopping Iguatemi" , em São
Paulo e Campinas.
Exposição individual na casa noturna "A
Lanterna", em São Paulo.
1996
A partir desse ano, realiza diversos projetos e obras públicas,
entre eles:
Execução de obra pública, intitulada
"SEMEAR", instalada na Praça Klaus Walter
Zalauf, bairro do Morumbi – SP; Projeto do monumento
em homenagem a Prestes Maia (urbanista e ex-prefeito de São
Paulo);
A obra "As Três Graças" é selecionada
para figurar no acervo do Museu do Palácio dos Bandeirantes,
na cidade de São Paulo.
1997
Inauguração do "Kislansky Atelier de Escultura",
espaço dedicado a formação de escultores,
que reúne diversos artistas, oferecendo cursos e infra-estrutura
necessária para o desenvolvimento de projetos escultóricos.
O Atelier criado pelo escultor Kislansky está localizado
no centro da capital paulista, na rua tradicionalmente comercial
de Pinheiros, Teodoro Sampaio, em um antigo prédio
de quatro andares onde trabalham diversos escultores e técnicos,
que orientam cerca de setenta artistas pôr mês,
entre profissionais e amadores. Inicialmente instalado no
último andar, foram gradativamente anexados os andares
inferiores do prédio, sempre somando a estes espaços
novos escultores que traziam em seus acervos outras linguagens
e seus aparatos técnicos. Em pouco tempo, verificou-se
que esse espaço tomava o corpo de um pequeno centro
de escultura capaz de oferecer a estudantes e profissionais
a estrutura necessária para o desenvolvimento de projetos
escultóricos. Nos Ateliês são organizados
cursos e oficinas especializados nas principais técnicas
da escultura (pedra, cerâmica, ferro soldado, fundição
em bronze, papier mâché e talha em madeira) além
de cursos de história da arte. O aluno tem acesso aos
ateliês dos escultores/professores que ficam espalhados
pelos diversos andares do prédio. Durante os últimos
sete anos, passaram pelos cursos práticos e teóricos,
entre cursos regulares e periódicos, cerca de mil estudantes.
1998
Criação do troféu do Grande Prêmio
Ayrton Senna de Jornalismo.
1999
Durante o ano de 1999 é convidado a desenvolver o curso
de Modelagem do Corpo Humano no Museu Brasileiro de Escultura
(MUBE).
2000
A partir desse ano, o escultor Israel Kislansky tem conduzido
uma série de palestras e workshops em Brasília,
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Aracajú,
além de diversas cidades do interior paulista.
2002
Inicia trabalhos calcográficos sob orientação
de Iole Di Natali.
2003
Cria o "Jornal Kyslansky Atelier de Esculturas",
publicação semestral, de distribuição
gratuita, com circulação no Brasil e nos demais
países de Língua Portuguesa, que consiste numa
tribuna livre, onde se discute a arte em todos os níveis
e de modo não-excludente, afirmando a idéia
de que aqueles que trabalham com o suporte tradicional têm
também o direito de se mover.
Estuda talha em madeira, com Rubens Matuck.
Expõe em Brasília, na Embaixada da Colômbia.