1 O que inclui também o "realismo"
programático à la Zola. Essa distinção entre romantismo e realismo
jamais deveria ter existido. O ensaísta português António Sérgio chama
a geração de Quental e Queirós pura e simplesmente de terceira
geração romântica.
2 Atualmente
já se reconhece a refinada música produzida por Pound, que mistura
aspectos da música medieval e da música moderna de Stravinsky e Antheil,
por exemplo. Um ótimo registro recente está na edição Ego Scriptor
Cantilenae — The Music of Ezra Pound, um CD organizado por Robert
Hughes, com performances da Other Minds Ensemble, entre outros. E
deve-se mencionar também o livro de Margaret Fisher, Ezra Pound’s
Radio Operas: The BBC Experiments, 1931-1933, e lembrar que Murray
Schaffer e Augusto de Campos já haviam chamado atenção para a qualidade
da música de Pound.
3 Paris,
Librairie Ancienne Honoré Champion.
4 E
foi em 1922 que Pound retomou os Cantos, cancelando as antigas formas
do monólogo dramático e reescrevendo o poema (ver A Companion to
The Cantos of Ezra Pound, de Carroll F. Terrell, p. vii,
"Preface").
5 E
também Stanislao Lepri, ou Leonor Fini. Mas principalmente Balthus.