O CD A voz é princesa  especialmente preparado pelo performer italiano Enzo Minarelli para Sibila — acompanha "A voz instrumento de criação: dos futuristas à poesia sonora", escrito por Minarelli. O ensaio resgata e historia a questão da poesia puramente sonora, daquela poesia que existe com vida própria quando da leitura e performance dos poemas, ainda que escritos originalmente para a página, e, sobretudo, dos poemas compostos para existirem neste espaço específico da voz.

 

Na primeira parte, defronta-se com leituras mais históricas como a do italiano Filippo Tommaso Marinetti (1912) — criador do Futurismo —, a do russo Aleksiéi Krutchônikh (1951) — integrante do movimento cubo-futurista russo —, a do alemão Kurt Schwitters (1922-1923) — fundador do dadaísmo —, e a do norte-americano Ezra Pound (1960), este lendo um de seus poemas mais violentos contra o capitalismo, o "Canto XLV".

 

Na segunda parte, ainda de caráter histórico, mas já apontando para a criação autônoma contemporânea, destaquem-se as presenças dos norte-americanos Allen Ginsberg e Philip Glass e do austríaco Ernst Jandl. Em seguida, ouvem-se vozes do mundo todo, italianas, gregas, suecas, espanholas, japonesas, portuguesas, argentinas, francesas, criando com a voz e com as palavras.

 

Além da qualidade das performances, que se comprova na audição, ressalte-se o fato inédito de se editar algo do gênero no Brasil, onde, embora haja registro de vozes dos poetas, elas são quase sempre feitas a partir da leitura dos poemas escritos para figurar nas páginas de livros e revistas e sem o caráter autônomo, de arte, de leitura em si. Sabe-se que Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Mello Neto gravaram seus escritos. Décio Pignatari e Haroldo e Augusto de Campos tentaram experiências que combinavam a oralidade com a questão do livro. Mas, nunca nenhum poeta brasileiro assumiu, de modo franco e exclusivo, a autonomia da criação para voz, um gênero próximo da música erudita contemporânea.

 

Neste CD, pretende-se a voz e o som como espaço privilegiado da criação, desacompanhados de libretos, textos e outros apêndices, que se tornaraim  "explicativos". Destaque-se, que neste trabalho, embora certas fronteiras entre erudito e popular se abram, como na brilhante leitura que Allen Ginsberg faz do poema "Tigre", do poeta inglês Willian Blake, onde uma harmônica toca ao estilo country, como se quisesse projetar a renascença inglesa no sertão norte-americano, a inflexão é erudita e muito própria da poesia. 

 

 

(Reprodução parcial do editorial de Sibila — Revista de Poesia e Cultura. Ano 5,  n. 8-9, 2005)

 

 

 

 

 
Mostra | Ouça

Kurt Schwitters Alemanha

Ursonate, 1922-23

Mainz, Vergo, 1993

 

 

 

Allen Ginsberg Estados Unidos

Tyger de William Blake

Gravação ao vivo, Wuppertal, novembro de 1980

Düsseldorf, Verlag des Kunstvereins, 1998

 

 

 

 

1. Filippo Tommaso MarinettiItália

Battaglia di Tripoli – Battaglia: Peso + Odore [Batalha de TrípoliBatalha: Peso+Odor], 11 de agosto de 1912

Intelligenze scomode Del Novecento [Inteligências incômodas do Novecentos]

de Giano Accame e Sergio Tau

4 de outubro de 2001, Rai Educational.

 

2. Francesco CangiulloItália

Il Sifone d'oro [O Sifão de ouro], 1913

Gravado pelo autor em outubro de 1975

Futura – org. Arrigo Lora-Totino, Milão, Cramps, 1978.

 

3. Aleksiéi KrutchônikhRússia

Requiem

Gravação do autor, Moscou, 1951.

 

4. Hugo BallAlemanha

Gadji Beri BimbaVersos sem palavras, 1916

Musik und Poesie für Stimmen [Música e poesia para vozes], Esslingen, 1994.

 

5. Raoul HaussmanAlemanha

fsmbw/ O F F E A H , 1918

Munique, S. Press Torband Verlag, 1970.

 

6. Kurt SchwittersAlemanha

Ursonate, 1922-23

Mainz, Vergo, 1993.

 

7. Isidore IsouFrança

Recherche pour un Poème en Prose [Pesquisa para um Poema em Prosa], 1950

Paris, Éditions Georges Fall, 1973.

 

8 Maurice LemaîtreFrança

Lettre Rock, 1958

Paris, Columbia, 1958.

 

9. Ezra PoundEstados Unidos

Canto XLV

Ezra Pound reads selected Cantos [Ezra Pound lê Cantos selecionados]

New York, Harpers Collins Publishers, 1960.

 

10. Mimmo Rotella Itália

Poema epistaltico

L'ombellico Del Mondo, Link – Bolonha, maio de 2000, Rai Educational.

 

11. Oyvind FahlströmSuécia

Birds in Sweden [Pássaros na Suécia], 1963

Estocolmo, Sveriges Radios Förlag-Fylkingen, 1999.

 

12. Pierre Garnier França

Souffle Manifeste [Sopro manifesto], 1962

Cento, 3ViTre 4, Edições de Polipoesia.

 

13. Henri ChopinFrança

Chercher [Procurar], 1974

Cento, 3ViTre 1, Edições de Polipoesia.

 

14. François DufrêneFrança

Crirythme des cocons contractants, 1967

Munique, S. Press Tonband Verlag, 1977.

 

15. Bernard Heidsieck França

Canal Street nº. 3, 1973-76

Voooxing Poooêtre, org. Enzo Minarelli, Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.

 

16. Bob CobbingInglaterra

Whississipi, 1974

Text Sound Compositions 5, Estocolmo, Fylkingen, 1970.

 

17. John GiornoEstados Unidos

Just say no to family values [Só diga não aos valores familiares]

Viatge a la Polinésia, vol. XXV, org. Eduard Escoffet,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 13 de janeiro de 2000.

 

18. Ernst JandlÁustria

In the country [No campo]

Workshop para a BBC, Londres, 1966.

 

19. Philip GlassEstados Unidos

Jahweh and Allan Battle

Hydrogen Jukebox, libreto de Allen Ginsberg,

New York, Warner Communications, 1990.

 

20. György LigetiEstados Unidos

Nouvelles Aventures [Novas Aventuras], 1962-65

Mainz, Sony, 1996.

 

21. Demetrio StratosGrécia

Investigazioni [Investigações](diplofonias e triplofonias)

Milão, Cramps, 1978.

 

22. Allen GinsbergEstados Unidos

Tyger – de William Blake

Gravação ao vivo, Wuppertal, novembro de 1980.

Düsseldorf, Verlag des Kunstvereins, 1998.

 

23. Lawrence FerlinghettiEstados Unidos

Love comes harder to the aged [O amor é mais difícil para os velhos]

Picture of the gone world [Quadro de um mundo ido], San Francisco, City Lights, 1955.

Poetry reading in the Cellar [Leitura de Poesia no Ático], San Francisco, Fantasy Record, 1968.

 

24. Charles AmirkhanianEstados Unidos

Just [Apenas], 1972

10+2: 12 American Text Sound Pieces, Berkeley, 1750 Arch Record, 1974.

 

25. Maurizio Nannucci

Cut-music nº. 9, 1985

Cento, 3ViTre 6, Edições de Polipoesia, 1992.

 

26. Jerome RothenbergEstados Unidos

The 17 Horse Songs of Frank Mitchell (Song 1) [As 17 Canções para Cavalos de Frank Mitchell (Canção1)]

Munique, S. Press Tonband Verlag, 1975.

 

27. Adriano SpatolaItália

Seduction seducteur [Sedução, sedutor], 1979

Voooxing Poooêtre, org. Enzo Minarelli, Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.

 

28. Anna Homler David Moss Estados Unidos

Conversation [Conversa]

Los Angeles, Pharmacia Poetica, 1992.

 

29. Chris MannAustrália

I don't hate America I regret it [Não odeio a América, eu a lastimo], (S. Freud)

Bobeobi Festival, 26 de abril de 1996, Berlim.

 

30. Terry Fox Beuys Estados Unidos/ Alemanha

Isolation [Isolamento], 1970

Salada Mista, Munique, S. Press Tonband Verlag, 1982.

 

31. Miroslaw Rajkowski – Polônia

Sphere [Esfera] (parte III)

Wroclaw, Interart Studio, 1995.

 

32. Jaap Blonk Holanda

Der Minister I e II

Amsterdam, Staal Plaat, 1992.

 

33. Serge PeyFrança

Contre la torture electronique [Contra a tortura eletrônica]

Viatge a la Polinesia, vol. XIX,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 17 de abril de 1999.

 

34. Xavier SabaterEspanha

Saba-Sanyo-Casio

Viatge a la Polinesia, vol. XIX,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 16 de abril de 1999.

 

35. Endre Szkarosi Towering InfernoHungria

Sto mondo rotondo [Este mundo redondo]

Kaddish, Londres, Ti Records, 1993.

 

36. Nobuo Kubota Mark SutherlandJapão/ Canadá

Lullaby for Kurt Schwitters [Canção de ninar para Kurt Schwitters]

Carnivocal, Vancouver, Red Deer Press, 1999.

 

37. Philadelpho MenezesBrasil

Soms sonhos soms

Correntes de ar, auditório de Guarda, 10 de dezembro de 1999.

 

38. Bartolomé Ferrando Llorenç BarberEspanha

Sintaxi

Viatge a la Polinesia, vol. XIX,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 17 de abril de 1999.

 

39. Clemente PadinUruguai

El descubrimiento del fuego, 1969

Vozes hispano-portuguesas, org. Enzo Minarelli

Baobab 22, Reggio Emilia, Elytra Edições, 1992.

 

40. Larry WendtEstados Unidos

Instant memory for Giordano Bruno [Recordação instantânea para Giordano Bruno]

Breathing Space 79, org. Paul Vangelisti

Washington, Watershed Tapes, 1979.

 

41. Takei YoshimichiJapão

I wish you were here [Queria você aqui], 1986

(Light sensor sound system), Tokyo, Blue Ball Company, 2000.

 

42. Juan José Díaz Infante México

Música de cámara, 1998.

Universidade da Cidade do México.

 

43. Fernando AguiarPortugal

Trocabolário, 1993

Homo sonorus, org. Dmitri Bulátov, Kaliningrad, National Center Contemporary Art, 2001.

 

44. Ivette RomanPorto Rico

Las voces del maleficio

Auditório de Porto Rico, 1995.

 

45. Américo RodríguezPortugal

Longe do gato que acto seguinte, 1999

O despertador do funâmbulo, Guarda, Aquilo Audeo, 2000.

 

46. Fabio DoctorovichArgentina

Aswtz – Buenos Aires, 1997.

 

47. Rod Summers Holanda

Rat sense, 1982

Voooxing Poooêtre, Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.

 

48. Julien BlaineFrança

Brâââme

Viatge a la Polinesia, vol. XIX,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 17 de abril de 1999.

 

49. Ide Hintze – Áustria

Huizzi

Viatge a la Polinesia, vol. XXV, org. Eduard Escoffet,

Centro de Cultura Contemporania – Barcelona, 13 de janeiro de 2000.

 

50. Enzo Minarelli – Itália

Gran Amor Platonico

para Giovanni Pierluigi da Balestrina, 1994.

Coralmente me stesso [Coralmente mim mesmo], Cento, 3ViTre CD, Edições de Polipoesia, 1998.

 

 

 

 

 

dezembro, 2005

 

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