O CD A voz é
princesa — especialmente preparado
pelo performer italiano Enzo Minarelli
para Sibila — acompanha "A voz instrumento de criação: dos
futuristas à poesia sonora", escrito por Minarelli.
O ensaio resgata e historia a questão da poesia puramente sonora,
daquela poesia que existe com vida própria quando da leitura e
performance dos poemas, ainda que escritos originalmente para a
página, e, sobretudo, dos poemas compostos para existirem neste espaço
específico da voz.
Na primeira parte,
defronta-se com leituras mais históricas como a do italiano
Filippo Tommaso Marinetti (1912) — criador do Futurismo
—, a do russo Aleksiéi Krutchônikh (1951) — integrante
do movimento cubo-futurista russo —, a do alemão Kurt
Schwitters (1922-1923) — fundador do dadaísmo —, e a do
norte-americano Ezra Pound (1960), este lendo um de
seus poemas mais violentos contra o capitalismo, o "Canto
XLV".
Na segunda parte, ainda de
caráter histórico, mas já apontando para a criação autônoma
contemporânea, destaquem-se as presenças dos norte-americanos
Allen Ginsberg e Philip Glass e do
austríaco Ernst Jandl. Em seguida, ouvem-se vozes do
mundo todo, italianas, gregas, suecas, espanholas, japonesas,
portuguesas, argentinas, francesas, criando com a voz e com as
palavras.
Além da qualidade
das performances, que se comprova na audição, ressalte-se o
fato inédito de se editar algo do gênero no Brasil, onde, embora haja
registro de vozes dos poetas, elas são quase sempre feitas a partir da
leitura dos poemas escritos para figurar nas páginas de livros e
revistas e sem o caráter autônomo, de arte, de leitura em si. Sabe-se
que Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João
Cabral de Mello Neto gravaram seus escritos. Décio Pignatari e Haroldo e
Augusto de Campos tentaram experiências que combinavam a oralidade com a
questão do livro. Mas, nunca nenhum poeta brasileiro assumiu, de modo
franco e exclusivo, a autonomia da criação para voz, um gênero próximo
da música erudita contemporânea.
Neste CD,
pretende-se a voz e o som como espaço privilegiado da criação,
desacompanhados de libretos, textos e outros apêndices, que se
tornaraim "explicativos". Destaque-se, que neste trabalho, embora
certas fronteiras entre erudito e popular se abram, como na brilhante
leitura que Allen Ginsberg faz do poema
"Tigre", do poeta inglês Willian
Blake, onde uma harmônica toca ao estilo country, como
se quisesse projetar a renascença inglesa no sertão norte-americano, a
inflexão é erudita e muito própria da poesia.
(Reprodução
parcial do editorial de Sibila — Revista de Poesia e Cultura.
Ano 5, n. 8-9, 2005)
Mostra | Ouça
|
Allen Ginsberg
– Estados Unidos
Tyger – de William
Blake
Gravação
ao vivo, Wuppertal, novembro de 1980
Düsseldorf, Verlag des Kunstvereins,
1998 |
1.
Filippo Tommaso Marinetti – Itália
Battaglia di Tripoli – Battaglia:
Peso + Odore [Batalha de Trípoli
– Batalha: Peso+Odor], 11 de agosto de 1912
Intelligenze scomode Del
Novecento [Inteligências incômodas
do Novecentos]
de Giano Accame e Sergio
Tau
4 de outubro de 2001, Rai
Educational.
2. Francesco Cangiullo
– Itália
Il Sifone d'oro
[O Sifão de ouro], 1913
Gravado pelo autor em outubro
de 1975
Futura – org. Arrigo Lora-Totino,
Milão, Cramps, 1978.
3.
Aleksiéi Krutchônikh – Rússia
Requiem
Gravação do autor, Moscou,
1951.
4.
Hugo Ball – Alemanha
Gadji Beri Bimba
– Versos sem palavras, 1916
Musik und Poesie für Stimmen
[Música e poesia para vozes], Esslingen, 1994.
5.
Raoul Haussman – Alemanha
fsmbw/ O F F E A H ,
1918
Munique, S. Press Torband
Verlag, 1970.
6.
Kurt Schwitters – Alemanha
Ursonate, 1922-23
Mainz, Vergo, 1993.
7.
Isidore Isou – França
Recherche pour un Poème en
Prose
[Pesquisa para um Poema em Prosa], 1950
Paris, Éditions Georges Fall,
1973.
8
Maurice Lemaître – França
Lettre Rock,
1958
Paris, Columbia, 1958.
9.
Ezra Pound – Estados Unidos
Canto XLV
Ezra Pound reads selected
Cantos
[Ezra Pound lê Cantos selecionados]
New York, Harpers Collins
Publishers, 1960.
10. Mimmo Rotella
– Itália
Poema epistaltico
L'ombellico Del Mondo, Link
– Bolonha, maio de 2000, Rai Educational.
11. Oyvind Fahlström
– Suécia
Birds in Sweden [Pássaros na Suécia],
1963
Estocolmo, Sveriges Radios
Förlag-Fylkingen, 1999.
12. Pierre Garnier
– França
Souffle Manifeste
[Sopro manifesto], 1962
Cento, 3ViTre 4, Edições
de Polipoesia.
13. Henri Chopin
– França
Chercher [Procurar], 1974
Cento, 3ViTre 1, Edições
de Polipoesia.
14. François Dufrêne
– França
Crirythme des cocons contractants, 1967
Munique, S. Press Tonband
Verlag, 1977.
15. Bernard Heidsieck
– França
Canal Street nº. 3,
1973-76
Voooxing Poooêtre,
org. Enzo Minarelli, Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.
16. Bob Cobbing
– Inglaterra
Whississipi, 1974
Text Sound Compositions 5,
Estocolmo, Fylkingen, 1970.
17. John Giorno
– Estados Unidos
Just say no to family values
[Só diga não aos valores familiares]
Viatge a la Polinésia, vol. XXV, org. Eduard Escoffet,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 13 de janeiro de 2000.
18. Ernst Jandl
– Áustria
In the country
[No campo]
Workshop para a BBC, Londres,
1966.
19. Philip Glass
– Estados Unidos
Jahweh and Allan Battle
Hydrogen Jukebox,
libreto de Allen Ginsberg,
New York, Warner Communications,
1990.
20. György Ligeti
– Estados Unidos
Nouvelles Aventures
[Novas Aventuras], 1962-65
Mainz, Sony, 1996.
21. Demetrio Stratos
– Grécia
Investigazioni [Investigações](diplofonias
e triplofonias)
Milão, Cramps, 1978.
22. Allen Ginsberg
– Estados Unidos
Tyger – de William Blake
Gravação ao vivo, Wuppertal,
novembro de 1980.
Düsseldorf, Verlag des Kunstvereins,
1998.
23. Lawrence Ferlinghetti
– Estados Unidos
Love comes harder to the
aged
[O amor é mais difícil para os velhos]
Picture of the gone world
[Quadro de um mundo ido], San Francisco, City Lights, 1955.
Poetry reading in the Cellar
[Leitura de Poesia no Ático], San Francisco, Fantasy Record,
1968.
24. Charles Amirkhanian
– Estados Unidos
Just [Apenas], 1972
10+2: 12 American Text Sound
Pieces, Berkeley, 1750 Arch Record,
1974.
25. Maurizio Nannucci
Cut-music nº. 9,
1985
Cento, 3ViTre 6, Edições
de Polipoesia, 1992.
26. Jerome Rothenberg
– Estados Unidos
The 17 Horse Songs of Frank
Mitchell (Song 1) [As 17 Canções para
Cavalos de Frank Mitchell (Canção1)]
Munique, S. Press Tonband
Verlag, 1975.
27. Adriano Spatola
– Itália
Seduction seducteur
[Sedução, sedutor], 1979
Voooxing Poooêtre,
org. Enzo Minarelli, Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.
28. Anna Homler David
Moss – Estados Unidos
Conversation [Conversa]
Los Angeles, Pharmacia Poetica,
1992.
29. Chris Mann
– Austrália
I don't hate America I regret
it
[Não odeio a América, eu a lastimo], (S. Freud)
Bobeobi Festival, 26 de abril
de 1996, Berlim.
30. Terry Fox Beuys
– Estados Unidos/ Alemanha
Isolation [Isolamento], 1970
Salada Mista, Munique, S.
Press Tonband Verlag, 1982.
31. Miroslaw Rajkowski
– Polônia
Sphere [Esfera] (parte
III)
Wroclaw, Interart Studio,
1995.
32. Jaap Blonk –
Holanda
Der Minister
I e II
Amsterdam, Staal Plaat, 1992.
33. Serge Pey
– França
Contre la torture electronique [Contra a tortura eletrônica]
Viatge a la Polinesia, vol. XIX,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 17 de abril de 1999.
34. Xavier Sabater
– Espanha
Saba-Sanyo-Casio
Viatge a la Polinesia, vol. XIX,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 16 de abril de 1999.
35. Endre Szkarosi
Towering Inferno – Hungria
Sto mondo rotondo [Este
mundo redondo]
Kaddish, Londres, Ti Records, 1993.
36. Nobuo Kubota
Mark Sutherland – Japão/ Canadá
Lullaby for Kurt Schwitters [Canção de ninar para
Kurt Schwitters]
Carnivocal, Vancouver, Red Deer Press,
1999.
37. Philadelpho Menezes
– Brasil
Soms sonhos soms
Correntes de ar, auditório
de Guarda, 10 de dezembro de 1999.
38. Bartolomé Ferrando
Llorenç Barber – Espanha
Sintaxi
Viatge a la Polinesia, vol. XIX,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 17 de abril de 1999.
39. Clemente Padin
– Uruguai
El descubrimiento del fuego,
1969
Vozes hispano-portuguesas, org. Enzo Minarelli
Baobab 22, Reggio Emilia,
Elytra Edições, 1992.
40. Larry Wendt
– Estados Unidos
Instant memory for Giordano
Bruno
[Recordação instantânea para Giordano Bruno]
Breathing Space 79,
org. Paul Vangelisti
Washington, Watershed Tapes,
1979.
41. Takei Yoshimichi
– Japão
I wish you were here
[Queria você aqui], 1986
(Light sensor sound system),
Tokyo, Blue Ball Company, 2000.
42. Juan José Díaz
Infante – México
Música de cámara,
1998.
Universidade da Cidade do
México.
43. Fernando Aguiar
– Portugal
Trocabolário, 1993
Homo sonorus,
org. Dmitri Bulátov, Kaliningrad, National Center Contemporary Art,
2001.
44. Ivette Roman
– Porto Rico
Las voces del maleficio
Auditório de Porto Rico,
1995.
45. Américo Rodríguez
– Portugal
Longe do gato que acto seguinte,
1999
O despertador do funâmbulo, Guarda, Aquilo Audeo, 2000.
46. Fabio Doctorovich
– Argentina
Aswtz – Buenos Aires, 1997.
47. Rod Summers –
Holanda
Rat sense, 1982
Voooxing Poooêtre,
Bondeno, Assessoria de Cultura, 1982.
48. Julien Blaine
– França
Brâââme
Viatge a la Polinesia, vol. XIX,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 17 de abril de 1999.
49. Ide Hintze –
Áustria
Huizzi
Viatge a la Polinesia, vol. XXV, org. Eduard Escoffet,
Centro de Cultura Contemporania
– Barcelona, 13 de janeiro de 2000.
50. Enzo Minarelli
– Itália
Gran Amor Platonico
para Giovanni Pierluigi da
Balestrina, 1994.
Coralmente me stesso
[Coralmente mim mesmo], Cento, 3ViTre CD, Edições de Polipoesia,
1998.
dezembro,
2005
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