Notas
 
 
 

1 Como é possível ler aqui mesmo na Germina Literatura, especialmente nos textos de Paulo Franchetti e Alcir Pécora.

 

2 Rápida nota pessoal: incrível notar como minha carreira subterrânea de poeta e ensaísta já está prestes a atingir uma década inteira, o que acontecerá no ano que vem. Um brinde aos críticos e às editoras.

 

3 Oliveira, Willy Corrêa de. "Caderno de Biografia", p. 16-17. Citado por Maurício de Bonis.

 

4 Período que comprime as grandes invenções artísticas, dos franceses do fim do século XIX (Rimbaud, Mallarmé, Rodin, Debussy, Huysmans, Manet, Dujardin, Cézanne) ao modernismo internacional dos primeiros decênios do século XX.

 

5 Considerar a crítica de T. S. Eliot, que baseou o New Criticism (muito pior do que Eliot, é óbvio); os preços sempre crescentes das telas de Picasso; a adoção inconteste do esquema de Duchamp para as artes, a chamada "arte conceitual" e logo depois as instalações e intervenções, suas filhas bastardas, e daí para o playcenter dos curadores das bienais mais recentes.

 

6 Recebem comissões para várias obras públicas: a segunda e a terceira gerações de "vanguardistas" imediatamente se aproveitam do fato de que é isso que os endinheirados de bom-gosto querem, seja em sua casa, seja nas ruas.

 

7Sobre as idéias de "conceitual", "linguagem" e "pós-moderno" (formalistas, lingüistas, teóricos de contracultura), questões sexuais (os velhos lemas da "virilidade", feministas, gays, etc), sociais (marxistas, sociólogos, "minorias raciais" X "caucasiano europeu", lutando por uma fictícia hegemonia da cultura do Ocidente) psicológicas (leituras psicanalíticas a partir de Freud, Jung, Adler, Lacan), etc., foram montadas as teorias da crítica e da universidade, as mais recentes e cheias de apelo; sendo assim, a vitalidade da arte se apagou para incorporar a hipertrofia exegética & responder a ela nos mesmos termos teóricos. Os artistas de vanguarda falam e escrevem de modo muito semelhante, atualmente, ao dos típicos críticos e teóricos universitários. Literatura virou um campo pressurizado de jogo ideológico (como a política) e teórico (como a universidade). NENHUMA arte resiste a essas condições. O poeta deveria receber um adicional de insalubridade, quer dizer, se recebesse algum dinheiro. 

8 A coroação com louros já foi algo factual: de ascendência greco-latina, passou a um cerimonial muito disputado. Dante, por exemplo, queria a sua, mas o exílio fez com que desistisse de recebê-la a não ser em Florença. Morreu no exílio, e, portanto, sem receber os louros: as ilustrações que conhecemos prestam-lhe então homenagem posterior, coroando-o sempre com as digníssimas folhinhas.

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