Notas
 
 
 

1  A palavra "alegadamente" desempenha papel fundamental na minha afirmação, e deve ser levada em conta e a sério, é claro, para a compreensão do que estou dizendo.

 

2 Uma atitude de rejeição (às vezes rotulada de niilista) à cultura européia que vinha há séculos num ciclo que conduzia a guerras, combinadas a hábitos quadrados e hipócritas de salão.

 

3 Éluard, Paul. Choix de Poèmes, Paris, Gallimard, 1946 (neuvième edition), p. 144.

 

4 Não porque Dalí fosse ruim, muito pelo contrário, mas porque seu modo de comprimir as realidades buscasse sempre maior fluidez (mesmo visual), sendo quase essencialmente um truque para os olhos, e não também para a inteligência.

 

5 Op. cit. p.47.

 

6 Wolfgang Bader escreveu: "A ascenção cultural foi paralela à decadência histórica". "Áustria, Viena, Schnitzler", in: Schnitzler, Arthur. Contos de Amor e Morte (trad. George Bernard Sperber), São Paulo, Cia das Letras, 2001, p.8.

 

7 Você pode pôr mulheres nuas num quadro como enfeite ou alegoria, mas não insinue que as desejamos nem que elas possam nos dominar ou rir de nós.a 

8 Mesmo porque Grassmann é um desse pequeno grupo de artistas que desconsidera modas passageiras.

 

9 Outro nome imprescindível na arte brasileira, como, entre outros, e nunca é demais repetir, Visconti, Portinari, Brecheret, Iberê Camargo, etc.

 

10 Marcelo Grassmann, São Paulo,  Art Editora Ltda, 1984, p.16.

 

:: fechar janela ::